Uma oportunidade rara para ver o planeta Júpiter mais brilhante, numa intensidade que não acontecia há 70 anos. E será este mês que o maior planeta do Sistema Solar – o quinto mais próximo do Sol – aparecerá mais esplêndido ao ser visto aqui na Terra.
Para isso será preciso acordar perto das 4:30 da madrugada, quase duas horas antes do nascer do sol. E como identificar Júpiter? Muito fácil, porque ele será simplesmente a estrela mais brilhante no céu.
Já dá para notar a estrela bem brilhante no céu, com 99,7% de seu disco de luz, mas o melhor dia para assistir a esse espetáculo será no dia 26 de setembro, que cairá numa sexta-feira.
Motivo
A evolução de Júpiter em torno do Sol é muito mais longa e agora haverá uma linha perfeita entre a Terra, o Sol e o planeta.
Conhecido como o planeta gasoso, ele aparecerá mais brilhante e poderá ser visto por mais tempo porque Júpiter e a Terra estão mais próximos um do outro.
Como assistir melhor
Dá para ver a olho nu? Claro que sim! Mas se quiser ver detalhes de Júpiter, o ideal é pegar um bom par de binóculos, ou um telescópio, para identificar detalhes.
Se puder estar mais longe das luzes das grandes cidades, você verá a estrela mais brilhante ainda.
Logo acima de Júpiter, haverá quatro estrelas brilhantes conhecidas como o “Grande Quadrado de Pégaso”, localizadas nessa constelação.
E mais à direita estará Saturno.
Agende para não esquecer
Grave a data e a hora na agenda do seu celular para ele despertar e fazer seu dia começar com esse verdadeiro show de estrelas!
Será no dia 26 de setembro, 4:30h da madrugada!
Imperdível, né?
Com informações do GNN