Muita gente ainda rejeita carro elétrico porque a bateria demora para carregar. Mas pesquisadores de Harvard conseguiram reverter o problema e desenvolveram uma bateria de carro que recarrega em apenas três minutos!
Hoje, as baterias comuns para carro elétrico podem demorar mais de 1 hora para carregar, dependendo da potência do ponto de recarga.
A tartup Adden Energy, apoiada por Harvard nesta pesquisa, ainda reforçou que a bateria tem vida útil maior do que as baterias convencionais. Elas poderão durar de 10 a 15 anos nos veículos, sem a necessidade de troca.
Sustentável e moderna
O principal componente da bateria, que não se degrada com o tempo, poderá equipar veículos elétricos nos próximos 10 anos.
Atualmente, o tempo médio de carregamento de um carro elétrico é de cerca de 30 minutos a 1 hora. Isso em pontos de carga rápida – ainda raros no Brasil – com potências, por exemplo, que vão de 50 kW até 150 kW.
Nas estações de parede (Wallbox), esse tempo pode ser de 2 horas ou mais, a depender da potência do aparelho.
Nas baterias desenvolvidas em Harvard, a lógica seguiu um padrão que torna a peça mais sólida, duradoura, sustentável e de carga rápida.
A nova bateria para carros elétricos tem camadas de um sanduíche, tipo de pão de forma, chamado nos EUA de “BLT” – sigla de bacon, alface (lettuce) e tomate (tomato), em inglês.
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Mais segura e com vida útil bem maior
Dentre as qualidades, a bateria de estado sólido, a princípio, tem alta densidade de energia e um nível de estabilidade material que supera os desafios de segurança quando comparado às atuais baterias de íon de lítio.
De acordo com a startup norte-americana, a bateria terá 10.000 ciclos de carga em toda sua vida útil. Isso é praticamente cinco vezes mais que os cerca de 2.000 ciclos de vida útil das baterias disponíveis hoje no mercado.
Ou seja, essas novas baterias poderão durar de 10 a 15 anos nos veículos sem a necessidade de troca.
Entretanto, para que o produto chegue ao mercado, a empresa precisa solucionar algumas questões, como produzir uma bateria pequena, algo que caiba na palma da mão.
Mas a Adden Energy está otimista e acredita que as primeiras unidades comerciais para veículos elétricos estarão disponíveis entre três e cinco anos.
Com informações de Jornal do Carro