1º hidroavião elétrico do mundo passa em testes para ser produzido. VÍDEO

O primeiro hidroavião híbrido de alta velocidade do mundo passou nos testes de voo e está pronto para ser produzido. (assista abaixo)
A empresa REGENT, com sede em Rhode Island, diz que o hidroavião elétrico combina a alta velocidade de um avião comum com os baixos custos operacionais de um barco. “As pessoas tentam viabilizar [esses] veículos há 60 anos e, em 15 meses, passamos de um desenho em um guardanapo para o primeiro voo bem-sucedido”, disse Mike Klinker, CTO e cofundador da REGENT.
E ele adiantou que o hidroavião elétrico será realidade em 2025: “Com pedidos totalizando mais de US$ 7 bilhões, a REGENT comercializará planadores marítimos para mobilidade regional sustentável de alta velocidade com os primeiros passageiros embarcando em 2025”, afirmou a empresa.
Projetado para viagens marítimas sustentáveis, o planador totalmente elétrico opera a poucos metros da superfície da água em hidrofólios até precisar voar.
O teste
O teste foi de um modelo em escala 1/4 e agora se concentrará no desenvolvimento do protótipo em escala real com uma envergadura de 65 pés para começar a testar voos com passageiros em 2024.
Com um alcance de 180 milhas (290 km) e capaz de voar a 180 mph (290 km/h), a REGENT tem planos para atender comunidades costeiras como Nova York e Tóquio.
No ano passado, os fundadores da REGENT arrecadaram quase US$ 10 milhões de investidores, incluindo Mark Cuban e Peter Thiel para a construção do hidroavião.
“Seagliders trará alívio bem-vindo para viajantes que buscam uma alternativa às viagens aéreas tradicionais atendendo comunidades costeiras como Nova York, ilhas havaianas, Barcelona, Tóquio e muitas outras em todo o mundo”, disse Billy Thalheimer, CEO e cofundador da REGENT.
Como funciona
O planador opera em três modos: a partir do cais, o veículo primeiro dirige em seu casco como um barco tradicional.
À medida que sai da área do porto e acelera, ele sobe em seu hidrofólio, uma tecnologia marítima chave popularizada pelas competições de vela da America’s Cup.
O hidrofólio oferece tolerância significativa às ondas e um passeio suave à medida que o planador deixa um porto lotado.
Ao atingir o mar aberto, o planador levanta voo, retraindo a lâmina e acelerando até a velocidade de cruzeiro – tudo isso mantendo-se a uma envergadura da superfície da água.
Isso oferece as vantagens de inúmeras eficiências aerodinâmicas e operacionais, permitindo maior capacidade de carga útil e maior alcance do que outros conceitos de aeronaves elétricas.
Veja o hidroavião elétrico voando:
Com informações do GNN / SWNS