Um tubarão martelo, que está em perigo de extinção, conseguiu voltar ao habitat natural dele após ter sido capturado acidentalmente por pescadores, que estavam na Plataforma de Pesca de Mongaguá, no litoral de São Paulo.
Nas imagens que circulam pela web, é possível ver um anzol preso na boca do animal, que foi tirado por um dos pescadores. Segundo uma testemunha, que prefere não se identificar, o tubarão ficou cerca de oito minutos fora do mar e virou ‘atração’ no local.
“Eu pude pegar [o tubarão], achei muito duro e a pele era quase como um couro. Em um momento, eles disseram que iriam levá-lo. Mas a esposa [de um dos pescadores] falou que soltaria o animal no mar. Eu realmente os vi jogar”, contou.
Leia mais notícias boas:
- Boia de alta tecnologia ajuda a proteger baleias ameaçadas de extinção
- Raro: rinoceronte branco em extinção nasce nos EUA. VÍDEO fofo
- Ararinhas-azuis são soltas na natureza 20 anos depois do temor da extinção
Perigo de extinção
Apesar de ter sido uma captura acidental, o caso repercutiu porque a espécie está em perigo de extinção.
O biólogo marinho Eric Comin explicou que o animal é uma fêmea filhote. Segundo ele, o risco da espécie desaparecer se dá por conta da pesca e do comércio de nadadeiras para a culinária oriental, que utiliza as barbatanas para temperar sopa.
O profissional acrescentou que o animal pode chegar a até 2,5 metros de comprimento.
Ele explicou que na primavera é comum que eles estejam próximos da costa para parir os filhotes.
Com isso, muitos acabam sendo capturados, e até vendidos em mercados de peixes, como cação.
“O consumo da carne desses animais é extremamente prejudicial à saúde. É uma carne contaminada com mercúrio e metais pesados que atingem o sistema nervoso central”, alertou.
Por fim, Eric Comin lembrou que o tubarão-martelo não é uma espécie perigosa para os seres humanos. “O único risco é para esses tubarões, que são pescados em larga escala”.
De acordo com a prefeitura, o animal foi devolvido ao mar com vida.
Com informações de G1