Cientistas suíços criaram janelas que funcionam como painéis fotovoltaicos e geram energia solar em casa. Outra notícia boa: as janelas são revestidas por corante (DSC), também conhecido como célula de Grätzel, o que reduz bastante o custo.
A equipe conseguiu aumentar a eficiência de conversão de energia dos DSCs para 15% sob luz solar direta e 30% em condições de luz ambiente.
“Nossas descobertas abrem caminho para o acesso fácil a DSCs de alto desempenho e oferecem perspectivas promissoras para aplicações como fonte de alimentação e substituição de bateria para dispositivos eletrônicos de baixa potência que usam a luz ambiente como fonte de energia”, escreveram os autores do estudo, publicado na revista científica Nature.
Os DSCs são transparentes, podem ser fabricados em várias cores com baixo custo e já estão sendo utilizados em claraboias, estufas e fachadas de vidro.
Além disso, versões leves e flexíveis de DSCs agora são vendidas comercialmente em larga escala para alimentação elétrica de dispositivos eletrônicos portáteis.
Energia sustentável e barata
O custo baixo para fabricar e instalar as janelas, permite que mais pessoas tenham acesso à energia solar.
Além disso, dá para personalizar as janelas para que elas se adaptem perfeitamente aos diferentes tipos de ambientes.
Leia mais notícias boas:
- Nordeste bate recordes de geração de energia eólica. Limpa e bem vinda!
- Ônibus brasileiro movido a energia solar já rodou mais de 100 mil KM
- Brasileiros criam fogão que funciona com energia solar e dispensa botijão
Tecnologia será melhorada
Agora, cientistas do Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Lausanne (EPFL) desenvolveram uma maneira de melhorar os painéis para que o desempenho deles seja ainda melhor.
O projeto pretende gerar energia elétrica movendo elétrons do fotossensibilizador para uma saída elétrica como um dispositivo ou uma unidade de armazenamento.
Veja como as janelas inovadoras funcionam:
Com informações de Sunny Skyz