Dezembro está chegando e as decorações natalinas já estão por toda a parte. Certamente você já se perguntou: “será que está na hora de montar a Árvore de Natal?
Poucas pessoas sabem, mas, pela tradição cristã, há sim um dia certo para colocar a decoração de Natal, dia que muda todo ano de acordo com o Advento. E o padre Rafael Vieira, Missionário Redentorista, ex-CNBB e atual Diretor Geral da TV Pai Eterno, confirmou em entrevista ao Só Notícia Boa que a data para montar a árvore é domingo agora, dia 27 de novembro!
“Não há uma norma oficial sobre isso, na Igreja Católica. O que existe, na verdade, é uma tradição forte e quase milenar de montar o presépio no primeiro domingo do Advento (27/11 este ano) e desmontar na Festa dos Magos, em 6 de janeiro. A árvore tem acompanhado esse costume desde que os católicos a assumiram, mas, não é uma tradição de origem católica”, contou o padre Rafael ao SNB.
Tem mesmo o dia certo para montar a Árvore de Natal?
Por mais que não seja proibido decorar a sua casa em outras datas, para os cristãos, o dia certo é sempre no primeiro domingo do Advento, que é um tempo litúrgico que tem duração de quatro semanas. Ele representa a preparação para o nascimento de Jesus.
Por isso, o domingo de Advento em 2022, este ano cai em 27 de novembro. Está pertinho!
Presépio é em outro dia
Já o presépio não segue a mesma data.
Ele deve ser colocado embaixo da árvore após duas semanas, no terceiro domingo do Advento, que este ano cai no dia 11 de dezembro.
A data representa o Evangelho da anunciação de Jesus pelo anjo Gabriel à Maria.
A iluminação também é representativa
Não é por acaso que enchemos as nossas Árvores de Natal de pisca-pisca!
A árvore é uma representação da vida e da transformação.
Quando a gente a enfeita e coloca nossos pedidos, seguindo a tradição, trazemos mais vivência da paz e do amor de Jesus Cristo.
O pisca-pisca representa a luz de Jesus em nossas vidas e nossas casas.
Segundo o cristianismo, quando iluminamos a Árvore de Natal ao longo do advento, trazemos mais luz e prosperidade para nós.
O que representa a Árvore de Natal?
O padre Rafael também nos contou pra gente um pouco sobre a origem e representatividade da Árvore de Natal.
“A árvore foi assimilada, mas é de origem pagã (arvores divinizadas que recebiam ofertas) e protestante da Europa do Norte (no lugar do presépio católico). Essa assimilação tem significado de diálogo com as igrejas cristãs e mais por necessidade de abertura de diálogo com o mundo secular. Mais tarde, a Igreja foi integrando desse símbolo dentro do espírito do Advento (quatro semanas que antecedem o Natal), explicou o missionário.
E o legal de cair num do domingo, é que a gente pode montar a Árvore de Natal em família e contando para as crianças a importância que Jesus Cristo tem até hoje, para ensinar a elas valores da fé, do perdão e do amor ao próximo!