O homem certo, no lugar certo, na hora certa. Um médico felizmente estava a bordo de um avião quando um dos passageiros passou mal e teve duas paradas cardíacas. Felizmente ele agiu rápido e salvou a vida do homem.
O caso aconteceu a bordo de um Boeing 787-8 da Air India que ia de Londres, no Reino Unido, para Mumbai, na Mumbai, no último dia 12. Apesar de toda experiência na área médica, Vishwaraj Vemala, se emocionou com o final feliz.
Como tudo aconteceu
O Dr. Vishwaraj Vemala, um hepatologista da região de Leicester, estava viajando com sua mãe no voo AI-128.
De repente, os comissários de bordo perguntaram se havia a presença de um médico para ajudar outro passageiro, de 43 anos, que estava passando mal.
A emergência médica fez o profissional entrar em ação.
Enquanto isso, os pilotos solicitaram um desvio médico de emergência para Karachi, no Paquistão, mas, devido às questões diplomáticas, o pedido primeiro teve que passar pelo Alto Comissariado.
A segunda parada cardíaca
Enquanto a burocracia era resolvida, médico se dedicava a salvar o passageiro. Ele conseguiu reestabelecer os batimentos cardíacos do paciente, mas uma hora depois, o homem teve uma nova parada cardíaca.
Felizmente, havia um desfibrilador a bordo e um kit médico de emergência com diversos medicamentos.
Auxiliado pela tripulação de cabine, o Dr. Vemala usou o equipamento e salvou a vida do passageiro.
A essa altura, o médico contou que todos os medicamentos de emergência a bordo da aeronave haviam se esgotado. A situação voltou a ficar tensa porque poderia haver nova parada cardíaca.
Assim que o avião pousou no Aeroporto Internacional de Chhatrapati Shivaji, os serviços de emergência aguardavam o passageiro para levá-lo ao hospital.
Elogio à união de todos
Aliviado depois do sucesso do atendimento improvisado, o médico elogiou a união de todos no voo para ajudar a salvar o paciente.
“Estou surpreso de que, no ambiente mais hostil, pessoas de várias origens se unam, formando uma equipe com apenas um motivo em mente para salvar uma vida jovem”, concluiu.
Veja o post:
“I was so relieved as we landed, as we’d exhausted all emergency meds”, said Dr Vemala. “The patient thanked me with tears in his eyes and said he is forever indebted to me for saving him. This was a moment that I will remember for the rest of my life!” pic.twitter.com/lQi6BmicZp
— Leicester’s Hospitals (@Leic_hospital) November 26, 2022
Com informações do Aeroin