Menina brasileira de 3 anos já lê em dois idiomas e impressiona os pais; vídeo

A pequena Catarina Rodrigues de Freitas Weiss Ritter, que mora em Redenção, no Pará, é surpreendente. A menina brasileira, de 3 anos, é fluente em dois idiomas. Ela fala e lê em inglês e português perfeitamente. Detalhe: os pais não têm a mesma fluência da filha.
Segundo o RankBrasil (recordes brasileiros), é a criança mais nova bilíngue do país. Aos 2 anos, Catarina demonstrou interesse em aprender inglês. Sem cursos ou métodos tradicionais, a menina desenvolveu o aprendizado com livros, desenhos legendados e experiências cotidianas.
De acordo com Magno e Sara Ritter, de 32 anos, pai da criança, procuraram especialistas para examinar Catarina. Descobriram que ela tem idade cognitiva estimada em 7 anos. Excepcionalmente, ela foi aceita em um curso de inglês e, também lá, surpreende com o avanço rápido de etapas.
QI bem acima da média
Sua paixão por idiomas não parou por aí: Catarina tem interesse pela língua turca e admira o cantor Erden Erdogan.
Apesar da inteligência acima da média, Catarina leva uma vida normal, segundo a família. Ela ama brincadeiras ao livro, mas também não dispensa os desenhos animados nem os jogos educativos, como quebra-cabeças e de formas geométricas. Não liga muito para as bonecas.
Mas essa facilidade com diferentes línguas impressiona especialistas e educadores, segundo O Niquel
Leia mais notícia boa
- Garoto brasileiro de 5 anos entra para o Mensa, grupo dos 150 mil gênios do mundo
- Minigênio brasileiro de 2 anos é o mais jovem em sociedade de alto QI; vídeo
- Gênio brasileiro de 2 anos sabe alfabeto, número e cores em várias línguas
Capacidade de interação
Capacidade de interação
A psicóloga clínica e neuroeducadora Lilian Vilhena explica que aprender um n ovo idioma na infância potencializa o desenvolvimento cognitivo, cultural e social, segundo O Liberal.
“O bilinguismo estimula diferentes áreas cerebrais, como os lobos frontal e temporal, além da massa cinzenta e branca. Isso resulta em uma linguagem mais assertiva e eficiente.”
De acordo com pesquisas, crianças que aprendem um segundo idioma apresentam maior capacidade de integração e processamento de informações.
É que elas são estimuladas ao desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas, além de uma maior compreensão cultural.

Veja Catarina fazendo uma das coisas que ela mais gosta: lendo
Ver essa foto no Instagram