Lucy é um cão labrador de 5 anos. Ela foi promovida a ‘cão de apoio emocional’ em um Tribunal da Austrália e é o primeiro cão a ‘trabalhar’ na corte para aliviar as tensões dentro do tribunal.
No projeto piloto, Lucy passará um dia por semana no tribunal de família, para proporcionar conforto e apoio a crianças e adultos que precisam.
“O tribunal está ciente de que as experiências de litígio podem ser estressantes, especialmente para as famílias”, disse a juíza. “A iniciativa do cão do tribunal visa fornecer apoio e conforto para aqueles que precisam dele em várias fases do processo judicial”, disse a juíza Amanda Mansini.
Animais de apoio emocional
Hoje em dia, cães de apoio emocional e terapia estão surgindo até mesmo nos ambientes mais profissionais.
Nos Estados Unidos, quase 300 cães de corte trabalham dentro do sistema judiciário para ajudar a baixar a temperatura emocional do trabalho.
“A ciência nos diz que a simples presença de um cachorro especialmente treinado para o ambiente da justiça reduz os níveis de cortisol e a ansiedade”, disse a juíza da Austrália.
Projeto
Lucy, que é famosa no Instagram por meio de seu apelido @courtdoglucy , é o primeiro cão de tribunal credenciado a trabalhar em tempo integral na Austrália.
Ela pertence ao Ministério Público de Victoria e, durante três meses, foi emprestada ao tribunal de família um dia por semana. Caso o projeto dê retorno positivo, outro cão também fará parte desse trabalho.
Alguma dúvida de que este programa piloto será um grande sucesso na Austrália, como foi nos Estados Unidos?
Veja a linda da Lucy:
Com informações de The Guardian