Uma verdadeira força-tarefa foi montada para salvar uma cadela, que precisou ser resgatada após passar três dias presa em uma tubulação na cidade de Santos, São Paulo. E deu tudo certo!
Alcione, como ela foi batizada, foi retirada da tubulação, de aproximadamente 15 metros de profundidade. Socorrida com vida, ela precisou de atendimento veterinário emergencial, mas passa bem. E quem a salvou foi o Secretário de Meio Ambiente da cidade.
“Com ajuda de todo mundo deu certo. Ela estava muito assustada, muito no fundo, como se fosse uma caverna. Não cabe uma pessoa e eu entrei até onde pude, mas não dava. Com essa água na mangueira [que jogaram na galeria] ela veio. Eu agarrei ela [sic] e não teve jeito [de escapar], disse Marcos Libório, Secretário de Meio Ambiente de Santos, no Litoral Sul de SP.
O salvamento
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório, foi necessário um trabalho de muita cooperação para resgatar o animal.
O trabalho iniciou na última terça-feira, 13, mas a cachorrinha só foi retirada no dia seguinte.
“Ficamos umas 4 horas lá tentando [retirá-la na terça]. Eu alimentei um pouquinho, ganhei a confiança, mas ela não saiu. É um animal bem assustado. Hoje [quarta] pela manhã nós retornamos com uma visão melhor”, afirmou Marcos.
Segundo o secretário, o local era muito apertado e, como a cadela estava assustada, dificultou um pouco o acesso. “A gente teve bastante dificuldade de ver qual era o estado da cachorra”, disse.
Livre e bem
Marcos disse que foi preciso de muita ajuda para tirar a cadela do buraco e conseguir segurá-la sem machucar, ou assustar mais o animal.
“Jogamos água dentro da galeria para que ela pudesse sair”. A preocupação de todos era de que a cadela saísse correndo e entrasse em outro buraco de drenagem”, explicou o secretário.
Leia mais notícias boas:
- Cadelinha caramelo abandonada é resgatada e adotada por policiais em SP
- Cadela enterrada viva se recupera e é adotada por PM que a socorreu
- Guardas salvam cadela abandonada com bilhete: ‘Não deixem morrer’
Três dias dentro do canal
A cadelinha foi encaminhada para o Hospital Viva Bicho e fez todos os exames necessários.
Marcos foi visitá-la e disse que Alcione está se recuperando bem. “Está se acalmando, ainda muito assustada, mas está bem”.
A diretora de Bem Estar Animal da ONG Viva Bicho, Leila Abreu, disse que a cadela passou três dias dentro do canal, em uma galeria, se escondendo da chuva. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas não conseguiu resgatá-la.
Leila explicou que Marcos foi responsável por criar vínculo com o animal para retirá-lo do canal.
“Precisou criar vínculo com ela para perder o medo de alguém em especial, uma só pessoa, muito silêncio”, concluiu.
Com informações do R7.