Uma terapia milenar, muito usada por humanos, ganha cada vez mais adeptos de quatro patas! A acupuntura também pode ser usada em pets e traz benefícios incríveis, sabia?
Assim como em humanos, a técnica oriental quando aplicada em animais provoca efeito semelhante ao estimular as terminações nervosas que são conduzidas até o cérebro. Além disso, é uma terapia segura, rápida, eficiente e não invasiva.
No Brasil, a acupuntura animal, vêm ganhando espaço entre as práticas complementares na Medicina Veterinária. “A acupuntura é indicada para animais de qualquer idade ou sexo, podendo ser utilizada em qualquer tipo de enfermidade e, o melhor, não causa dor ao animal”, explicou a Dra. Ana Catarina Valle em entrevista ao SóNotíciaBoa.
O que a acupuntura trata em animais
Ela contou que a acupuntura é uma das terapias utilizadas na medicina integrativa para ajudar na reabilitação de animais e também para prevenir e tratar traumas e doenças adquiridas.
As agulhas podem ser utilizadas ainda como forma de tratamento auxiliar para casos de viroses, distúrbios endócrinos e patologias oculares.
Leia mais notícias boas:
- País usa acupuntura para tratar cães e gatos
- Tratamento inovador acaba com dores torturantes de menino com ‘doença do suicídio’
- Acupuntura retarda evolução do Alzheimer, diz HMI
Técnica em destaque
A acupuntura em pets tem ultrapassado diversas barreiras e sendo considerada por vários veterinários como um tratamento eficaz para inúmeros problemas de saúde animal.
Há também o fator positivo da diversidade da técnica, que pode ser aplicada tanto de grande porte, como cavalos; quanto de pequeno porte, cães e gatos.
Especialistas que acreditam em formas mais eficazes e menos invasivas de tratamento de diversas doenças, defendem a acupuntura e garantem que o resultado é bastante satisfatório.
Para animais, a prática milenar melhora o fluxo sanguíneo, estimula o sistema imunológico e aumenta a taxa de secreção tanto de neurotransmissores quanto de neuro-hormônios.
Além disso, proporciona alívio de dores, recuperação motora e normalização das funções orgânicas. A acupuntura veterinária ainda modula a imunidade e as funções endócrinas, ativando processos regenerativos.
Mas Ana Catarina alerta que a acupuntura só deve ser feita se for recomendada por um profissional e realizada em uma clínica veterinária confiável.