Freddie Mercury e Elvis Presley estão entre os 200 maiores cantores de todos os tempos. Mas as grandes vencedoras da lista atualizada da Rolling Stone foram mulheres: Aretha Franklin e Whitney Houston, respectivamente em primeiro e segundo lugares.
E dois brasileiros aparecem entre os 100 mais: Gal Costa e João Gilberto, à frente de ídolos mundiais como Elton John. A revista atualizou sua lista histórica de 2008 dos 100 maiores cantores e admitiu ter se voltado para estrelas icônicas das décadas de 1960 e 1970. (veja o ranking abaixo)
“Esta nova lista foi compilada por nossa equipe e principais colaboradores e abrange 100 anos de música pop como uma conversa global contínua”, informou a Rolling Stone, que continuou:
“Lembre-se de que esta é a lista dos Maiores Cantores, não a Lista das Maiores Vozes. O talento é impressionante; a genialidade é transcendente. Claro, muitas das pessoas aqui nasceram com tubos maciços, afinação perfeita e alcance ilimitado. Outros têm instrumentos mais ásperos, estranhos ou delicados… O que mais importava para nós era a originalidade, a influência, a profundidade do catálogo de um artista e a amplitude de seu legado musical.”
Freddie Mercury e Elvis
Os fãs de Freddie Mercury podem desejar que ele estivesse um pouco mais no alto, mas a lenda do Queen aparece no número 14 do ranking da Rolling Stone.
A revista disse: “O vibrato comovente de Freddie Mercury e o alcance vocal de quatro oitavas – bem como seu carisma avassalador – inflamaram a música do Queen, tornando sua arte rock um espetáculo cativante.”
Freddie está alguns lugares à frente de Elvis, no número 17:
“A voz de Elvis Presley era um instrumento sui generis: agudos chorosos e graves ricos, capaz de colocar “Don’t Be Cruel” em primeiro lugar no pop, R&B, e paradas country em 1956… Suspicious Minds, de 1969, pode ser o melhor momento de Elvis.Da abertura controlada ao refrão explosivo, Elvis conduz este rolo compressor com arrogância de sobra”.
Em torno destas duas lendas juntam-se Prince no número 16 e Frank Sinatra no número 19, com ícones como Adele, no 22, Nina Simone, no 21 e Dolly Parton no número 27 no ranking.
Mulheres na lista
A lista tem quatro mulheres reinando entre as cinco primeiras. Começa (em ordem decrescente) com Mariah Carey, Billie Holliday e Sam Cooke.
Whitney Houston está em segundo lugar com a revista dizendo: “A porta-estandarte dos vocais de R&B, Whitney Houston possuía uma soprano que era tão poderosa quanto suave … (Sua) voz ressoará por décadas além de sua morte em 2012.”
A melhor cantora de todos os tempos é, sem surpresa, a Rainha do Soul, Aretha Franklin.
A revista diz: “Uma força da natureza. Som magnífico para emergir da América.”
Celine Dion
Mas houve uma sensação da música cruelmente esnobada da lista: Celine Dion, apesar de ser uma das estrelas mais vendidas de todos os tempos. Sua voz titânica pode continuar, mas a Rolling Stone lançou um iceberg em Celine Dion. Uma pena!
Outra injustiçada foi Barbra Streisand, uma das maiores vozes da história, que aparece apenas na posição 147.
Veja os primeiros do ranking da Rolling Stone 2022
- Aretha Franklin
- Whitney Houston
- Sam Cooke
- Billy Holiday
- Mariah Carrey
- Ray Charles
- Steve Wonder
- Beyoncé
- Otis Redding
- All Green
- Little Richard
- John Lennon
- Patsy Cline
- Freddie Mercury
- Bob Dylan
- Prince
- Elvis Presley
- Celia Cruz
- Frank Sinatra
- Marvin Gaye
- Nina Simone
- Adele
- Smokey Robinson
26 Paul McCartney
29 Chaka Khan
32 David Bowie
36 Kurt Cobain
39 Louis Armstrong
43 Ariana Grande
44 James Brown
45 Ella Fitzgerald
51 Sade
52 Mick Jagger
55 Tina Turner
58 Lady Gaga
60 kate bush
62 George Michael
63 Robert Plant
65 Minnie Riperton
68 Rihanna
78 Janis Joplin
81 João Gilberto
83 Amy Winehouse
86 Michael Jackson
90 Gal Costa
100 Elton John
Veja a lista completa na Rolling Stone