Aos 27 anos, o ator Cody Hively, foi diagnosticado com a síndrome de Guillain Barré, condição letal capaz de causar paralisia do pescoço para baixo. Exatamente o que se passou com o artista! Mas seis meses depois do diagnóstico, ele conseguiu superar parte da doença e agora retorna para a academia.
O Só Notícia Boa foi atrás da história para entender o que aconteceu com o ator.
O caso ocorreu nos Estados Unidos. O jovem mora em Los Angeles, no Sul da Califórnia.
Efeitos Positivos
Hively passou três meses em um hospital recebendo imunoglobulina intravenosa (IVIG), um tratamento para pacientes com deficiência de anticorpos.
O tratamento surtiu efeito tão positivo que agora o ator está de volta à academia, apenas seis meses depois de adoecer e ter que aprender a andar novamente.
Tratamento
Em janeiro de 2022, Hively começou a sentir dormência e formigamento nos pés, evoluindo para dormência total até os ombros. Um mês depois foi hospitalizado, quando se viu completamente paralisado.
“Todos os dias os médicos diziam a mesma coisa, isso poderia parar amanhã ou poderia continuar piorando”, disse Hively
O ator contou que conseguia apenas acenar levemente com a cabeça. A equipe de enfermagem estabeleceu como comunicação com ele um quadro com as letras do alfabeto. Em seguida, ele foi entubado porque não conseguia respirar nem engolir.
“Era prisioneiro do meu próprio corpo, minutos transformados em dias transformados em semanas transformadas em meses. Meu corpo inteiro parecia que estava pegando fogo”, disse Hively.
Guillain Barré
A síndrome de Guillain Barré é um distúrbio autoimune, ou seja, o sistema imunológico do próprio corpo ataca parte do sistema nervoso, que são os nervos que conectam o cérebro com outras partes do corpo. No Brasil, há 136 centros de tratamento da doença.
De acordo com o Ministério da Saúde, é uma doença provocada por um processo infeccioso anterior e manifesta fraqueza muscular, com redução ou ausência de reflexos.
Segundo os estudos, várias infecções têm sido associadas à Síndrome de Guillain Barré, sendo a infecção por Campylobacter, que causa diarréia, a mais comum. A incidência anual é de 1 a 4 casos por 100.000 habitantes e pico entre 20 e 40 anos de idade.
Ver essa foto no Instagram
Com informações de Mirror e Portal do Ministério da Saúde