Uma psicóloga teve uma bela atitude ao ganhar o prêmio de um concurso de fotografia e doá-lo para pessoas que tratam da saúde mental, bem agora no Janeiro Branco, mês de conscientização sobre este problema que afeta a população mundial.
Quando registrou uma ação de saúde mental com pessoas em situação de rua no entorno da Península Itagipana de Salvador (BA), Mab Amália Alencar, psicóloga e educadora social do Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres , não imaginou que aquela foto poderia mobilizar tanta gente, ganhar uma repercussão tão grande e ainda beneficiar usuários da instituição.
Mab foi a representante do Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres (Obras Sociais Irmã Dulce) no concurso de fotografia promovido pelo Instituto Cactus de São Paulo, referência em inovação na prevenção e promoção de saúde mental.
A foto intitulada “A clínica peripatética: verso e reverso” ganhou o 1º lugar na categoria Voto Popular do concurso e, agora, será destaque em uma exposição fotográfica interativa na estação Fradique Coutinho (linha 4- amarela) do Metrô de São Paulo, com a curadoria do Instituto Cactus.
“A saúde mental faz parte do nosso cotidiano e está em todos os momentos da nossa vida, basta percebermos. Por isso, o nosso objetivo com esse concurso e essa exposição é, por meio da diversidade de olhares que as fotos trazem, sensibilizar as pessoas e ampliar o debate sobre o tema, contribuindo para reduzir o estigma que ainda existe sobre a saúde mental.”, disse em entrevista ao Só Notícia Boa Maria Fernanda Quartiero, fundadora e diretora-presidente do Instituto Cactus.
Vai doar o prêmio
Mab conta que todos os profissionais do CCIDP/OSID, desde gestores, líderes e coordenadores, se mobilizaram para divulgação da participação da instituição no concurso.
Ela revelou que o prêmio – um workshop de fotografia com a fotógrafa Pamela Alves, será sorteado entre os usuários atendidos pela entidade.
“Ficamos todos muito felizes, não só pela oportunidade dar maior visibilidade pública ao trabalho que realizamos, mas também por podermos beneficiar, por meio do prêmio, nossos usuários. Por isso, agradecemos ao Instituto Cactus pela iniciativa que dá visibilidade a um tema tão importante para todos nós como é a saúde mental”.
O CCIDP/OSID faz parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Sistema Único de Saúde (SUS) e há 10 anos presta atendimento a pessoas em sofrimento psíquico e com transtornos mentais, além de atender usuários de substâncias psicoativas.
A exposição
A exposição fotográfica interativa Saúde Mental é Assunto de Todas as Pessoas, organizada pelo Instituto Cactus, em parceria com a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da linha 4-amarela de metrô em São Paulo, além da foto de Mab, trará outras fotos que foram premiadas no concurso promovido pelo instituto.
“Cuidar da saúde mental é um tema que está cada vez mais em voga no nosso dia a dia. Por isso, ao disponibilizarmos o espaço que temos na estação para impulsionar ainda mais o assunto, possibilitamos que os nossos clientes reconheçam a importância do cuidado com seu próprio bem-estar emocional, psicológico e social”, analisa Juliana Alcides, gerente executiva de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro.
Reforçando o conceito do Janeiro Branco, mês de conscientização sobre a saúde mental, um dos painéis da exposição permite que os visitantes possam interagir com as fotos, registrando o que representa a saúde mental para eles. Esse registro poderá ser compartilhado nas mídias sociais do Instituto Cactus.
É preciso falar sobre saúde mental, sim e quebrar velhos tabus!
Serviço
Exposição Fotográfica Gratuita
Tema: Saúde Mental é Assunto de Todas as Pessoas
Data: de 9 a 31 de janeiro de 2023
Local: Estação Fradique Coutinho (linha 4-Amarela) – próximo às catracas – São Paulo
Curadoria: Instituto Cactus