Descoberta sepultura viking rara de mais de mil anos. Veja fotos!
Olha que incrível: pela primeira vez, uma sepultura viking rara com uma série de equipamentos e utensílios raros foi encontrada. Estima-se que a sepultura tenha 1.100 anos e pertencia a um homem da elite local.
No conjunto de artefatos havia duas facas, uma foice, um broche e um escudo. Essas raridades foram desenterradas de um jardim próximo ao lago Holmendammen, podendo ter sido uma área tranquila durante a Era Viking. A descoberta ocorreu em Oslo, capital da Noruega.
“O broche de capa nesta sepultura é único porque preservou um alfinete incomumente longo, cerca de 20 cm, o que significa que deve ter sido uma parte bastante proeminente do traje do falecido”, afirmou Ann Zanette Tsigaridas Glørstad, do Museu de História Cultural da Universidade de Oslo que está analisando os artefatos.
Os vikings eram guerreiros, comerciantes e piratas nórdicos que exploraram e colonizaram grandes áreas da Europa e das ilhas do Atlântico Norte a partir do final do século VIII até ao século XI.
Descoberta rara
Sepultura viking em Oslo é um achado raro segundo arqueólogos. “Este é o primeiro a ser escavado desde o início de 1900”, disse Marianne Bugge Kræmer, arqueóloga do Escritório de Gestão do Patrimônio Cultural do Município de Oslo, que liderou a escavação do túmulo.
“Esta nova descoberta é, portanto, notável e nos dá a chance de uma compreensão mais ampla das práticas funerárias, bem como a possibilidade de analisar ossos e artefatos”.
A sepultura foi encontrada em um jardim no topo de uma colina durante uma pesquisa realizada antes de uma construção planejada.
Sepulturas
Marianne explicou ainda que muitas sepulturas encontradas em Oslo nos séculos 19 e 20 foram desenterradas por não arqueólogos e portanto, não foram devidamente registradas.
“Encontrar um enterro bem preservado como este é muito emocionante! Embora muitos artefatos de sepulturas da Era Viking tenham sido recuperados na Noruega, muitos deles foram descobertos e desenterrados por antiquários e agentes privados”, afirmou.
Restos mortais
Não está claro quem era a pessoa na sepultura, mas ele pode ter sido rico. “O falecido parece ter sido enterrado com uma seleção padrão de objetos comumente associados a homens que possuíam fazendas de médio ou grande porte”.
Os vikings são guerreiros fortes e que participavam de batalhas, mas não está claro se esse homem realmente participou de um conflito armado.
Confira as fotos:
Com informações de Live Science