A pequena Manoela Santos Araújo, 2 anos, mostrou que é uma menina forte e determinada desde o momento que veio ao mundo. A bebê nasceu prematura, teve meningite ainda pequenina, mas superou todas as expectativas médicas e venceu a doença.
Para a mãe, a dona de casa Lorena Silva dos Santos, a “Manu” é um verdadeiro milagre. Ela conta que a garotinha, mesmo com tantas limitações e a rotina intensa de cuidados e medicamentos, não tira o sorriso do rosto. É simpatia pura.
“Manu chegou no momento em que meu pai estava doente e eu cuidava dele. Foram meses de muita luta entre idas e vindas da maternidade. Ela é um anjo que Deus me deu”, contou Lorena em entrevista ao Só Notícia Boa.
Forte e determinada
Manu nasceu prematura, com apenas 30 semanas, em um hospital de Belo Horizonte, em Minas Gerais, onde a família vive. Por indicação médica, a bebê foi entubada logo após o parto, para recuperar peso e saúde, já que estava muito fraquinha.
As expectativas médicas para bebês que vêm ao mundo prematuramente são baixas, já que existem complicações que podem ser adquiridas durante o parto e com a exposição. Mesmo assim, Manu nunca desistiu e lutou bastante pela vida dela.
Meningite trouxe complicações
Com a saúde fragilizada, quatro dias após o nascimento, a bebê teve meningite neonatal e hemorragia intracraniana. Manu precisou ficar meses na UTI e, mais uma vez, lutou muito pela vida.
A meningite, que é causada por bactérias, é um risco à vida em qualquer idade, mas é especialmente preocupante em recém-nascidos. A doença, quando atinge esses bebês – prematuros ou não -, resulta de uma infecção no sangue, o que reduz muito a expectativa de vida deles.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, apesar dos progressos no tratamento da bactéria, a taxa de mortalidade associada a meningite neonatal é de aproximadamente 10%. Entre os sobreviventes, 20-50% podem vir a ter sequelas, como surdez e alterações do desenvolvimento psicomotor.
No caso da Manu, ela ficou com Paralisia Cerebral Diplegia Espástica, que afeta as duas pernas, em vez de todo o corpo. Esse tipo de paralisia atinge de uma em cada cinco crianças e é conhecida como Doença de Little.
Tratamento complexo e caro
Para a mãe, toda a trajetória da Manu é um milagre. Ela resistiu às complicações e está linda.
Lorena tem muito orgulho da filha e acredita que ela veio ao mundo para trazer mais amor e alegria para todos.
“Sinto que Deus me deu ela antes do tempo para eu cuidar e amar, pois ele tinha que levar meu pai para não sofrer mais nessa Terra”, acrescentou a mãe.
Hoje Manu segue com todo o tratamento bem complexo que envolve exames frequentes e rotina médica especializada para garantir uma melhor qualidade de vida para ela no futuro.
A mãe da bebê disse que muitos são muitos exames e de alto custo, assim como os tratamentos alternativos como terapia com injeção e até mesmo uma possível cirurgia.
Leia mais notícias boas:
- Mãe compartilha rotina das filhas trigêmeas com paralisia e emociona web. VÍDEO
- Bebê com doença que pode causar deficiência mental ganha apoio de vaquinha
- Bebê com problema no coração precisa de cirurgia urgente e internautas se mobilizam para ajudar
Rotina compartilhada
Para inspirar e ajudar outras famílias que passam pelo mesmo problema, a mãe criou um perfil no Instagram (@minha_nunu), que ela compartilha dicas, mostra como a bebê prematura venceu a meningite, a rotina do tratamento e como está sendo a evolução da garotinha.
Lorena sabe que a caminhada é longa, mas ela não desanima nunca. A mãe contou que tem mais um filho pequeno e sobrevive apenas com o Bolsa Família, já que precisa acompanhar Manu em todos os médicos.
Ela recebe doações e sempre agradece a todos os apoiadores e médicos que se solidarizam com a história da garotinha.
Mas Lorena sabe que, com o passar dos anos, as necessidades da menina aumentarão e, por isso, ela faz um apelo para que todos possam ajudar um pouco.
Há uma vaquinha aberta para a Manu e você pode ajudar pela chave PIX
manu-tratamento@sovaquinhaboa.com.br
ou pelo link da vaquinha clicando aqui.
Confira o vídeo com a história da Manu:
View this post on Instagram
Manu nasceu com apenas 30 semanas de gestação – Foto: reprodução Instagram @minha_nunuManu cresceu forte e sempre sorridente – Foto: reprodução Instagram @minha_nunu