Cientistas buscam fósseis de dinossauro vegetariano de 3 metros de altura
Cientistas começam as buscas por fósseis de um dinossauro vegetariano que vivia nas Américas. Uma equipe de paleontólogos prepara escavações na tentativa de localizar possíveis restos do Triceratops, espécie hervíbora, quadrúpede de cerca de 3 metros de altura.
A descoberta pode levar a esclarecimentos de uma série de dúvidas sobre na Era Mesozoica há cerca de 230 milhões de anos quando viveram os dinossauros na Terra. Os animais se dividiam em vários grupos entre herbívoros, carnívoros e onívoros.
Os trabalhos serão conduzidos pelo pesquisador Phil Manning, da Escola de Ciências da Terra, Atmosféricas e Ambientais da Universidade de Manchester, no Reino Unido.
Escavações
As escavações em busca do dinossauro serão feitas na região de Badlands, Dakota do Sul, nos Estados Unidos. A prospecção envolve vários locais e a suspeita é que na região existam pelo menos três esqueletos.
Triceratops é um dinossauro icônico e famoso de três chifres, da subfamília Chasmosaurinae, e viveu no fim do período Cretáceo, durante o Maastrichtiano, principalmente na região que é hoje a América do Norte
O mistério em torno dos dinossauros encanta adultos e crianças, ganhando mais fama com os filmes de Steve Spielberg ao lançar “Jurassac Park” com aventuras e ficção, além do desenho da Família Flintstone, que se passa na Idade da Pedra.
Leia mais notícias boas
- 1º ninho com ovos de dinossauro no Brasil é encontrado em MG
- Fóssil de nova espécie de dinossauro carnívoro é encontrado no Egito
- Mãe devolve dinossauro perdido por menino com bilhete: “Dei banho nele”
Pioneirismo
Pioneiro neste tipo de pesquisa em rochas na tentativa de localizar fósseis de dinossauros, Manning se tornou conhecido pela descoberta sobre o hadrossauro Dinomummy, conhecido como “Dakota”, que ajudou a identificar uma série de características dos animais daquele período.
De acordo com o paleontólogo, a formação totalmente isolada de Hell Creek colabora para as pesquisas e a possível localização de restos de dinossauros do Cretáceo Superior no mundo.
“Temos trabalhado na preservação excepcional de tecidos moles e na biomecânica dos dinossauros de Hell Creek há mais de cinco anos”, disse Manning.
Fósseis de dinossauros localizados pela equipe do palentólogo estão no Museu de Manchester.
Com informações de Everything Dinosaur