Conheça o Bobi, um adorável cão português que, segundo o Guinness World Records, é o cachorro mais velho não só do mundo, mas de todos os tempos.
Da raça Rafeiro Alentejano, Bobi completou 30 anos e 266 dias no dia 1º de fevereiro deste ano e entrou para o livro dos recordes. E o curioso é que ele escapou da morte quando filhote, ao contrário dos irmãozinhos dele que não tiveram a mesma sorte.
“Nunca pensei em registrar o Bobi para bater o recorde porque, felizmente, nossos animais sempre duraram muitos anos”, explicou o tutor Leonel Costa de Leiria, em Portuga.
Foi criado escondido para não morrer
Bobi nasceu em 1992 e foi praticamente salvo pelo tutor Leonel. Ele contou que o pai dele, naquela época, não queria ficar com o cãozinho.
“Infelizmente, nessa altura era considerado normal pelas pessoas mais velhas que não podiam ter mais animais em casa […] enterrar os animais numa toca para que não sobrevivessem”, disse Leonel sobre a crueldade.
Escondido entre as madeiras de um galpão, Bobi acabou escapando do desfecho trágico que seus irmãos tiveram e conseguiu crescer de forma escondida.
“Eu e meus irmãos criamos ele escondido até ele ficar maiorzinho e nosso pai deixar ficar com ele”, contou Leonel que tinha apenas 8 anos na época.
Alimentação saudável ajudou
Leonel disse ainda que seus animais sempre viveram muitos anos. Para ter uma ideia, a mãe de Bobi viveu até os 18 anos e outros de seus cachorros até os 22 anos.
Ele acredita que alimentação com comida saudável de humano e o ambiente onde vivem, que é uma área rural com muito verde e espaço para ele brincar, ajudam nessa longevidade dos animais.
“O que nós comemos, eles também comem”, disse. “Entre uma lata de ração ou um pedaço de carne, Bobi não hesita e escolhe a nossa comida”, afirmou.
Hoje, mais velhinho, Bob prefere descansar com seus irmãos felinos.
Idade confirmada
Apenas duas semanas depois de anunciar um mestiço de Chihuahua chamado Spike como o “cão vivo mais velho do mundo”, o Guinness World Records descobriu que havia o Bobi, de 30 anos.
A data de nascimento foi confirmada pelo Serviço-Médico-Veterinário da Cidade de Leiria e pelo Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), uma base de dados de animais de estimação autorizada pelo governo português.
Antes de Bobi, o cão mais velho de todos os tempos foi um pastor australiano chamado Bluey, que viveu até os 29 anos e 5 meses de idade, entre os anos de 1910 e 1939.
Confira mais fotos desse cão fofo e velhinho:
Com informações do Diário de Notícias