Só Notícia Boa
Comercial
Bebê é resgatado de escombros de terremoto na Turquia
7 de fevereiro de 2023
- Monique de Carvalho
O bebê foi resgatado com vida dos escombros após o terremoto que atingiu a Turquia nesta segunda, 6 de fevereiro - Foto: reprodução
O bebê foi resgatado com vida dos escombros após o terremoto que atingiu a Turquia nesta segunda, 6 de fevereiro - Foto: reprodução

Diante da tragédia provocada pelo terremoto que atingiu a Turquia e Síria, uma imagem emocionou o mundo neste início de semana! O registro mostra o momento em que um bebê é resgatado dos escombros. A cena é um misto de gratidão com solidariedade!

A foto, desta segunda-feira (06/02), viralizou na internet e mostra como todas as vidas são importantes em um momento tão desesperador. O recém-nascido foi retirado de um prédio destruído em Malatya, no Sudoeste da Turquia.

Segundo informações de agências internacionais, bombeiros e equipes médicas fazem mutirão no esforço para resgatar o máximo de pessoas que ficaram soterradas após o tremor. Do lado de cá, continuamos na torcida para que todas sejam encontradas com vida.

Comercial

Resgates comovem o mundo

A imagem do bebê resgatado estampou sites no mundo. Não foram divulgadas informações sobre nome e idade da criança, somente que ela passa bem. Não se sabe quanto ao estado de saúde dos familiares.

Além do recém-nascido, outras cenas comoveram o mundo desde a notícia do tremor. São cenas fortes, mas que comprovam o quanto a solidariedade é importante em um momento tão difícil como esse.

Em outro resgate, uma criança e um homem foram retirados com vida dos escombros de um prédio de cinco andares na região de Sivas.

Segundo informações da polícia local, Miran Tekes, de 3 anos e Abdullah Uraz, de 26 anos, permaneceram por mais de 22 horas sob a terra e foram levados na noite de hoje para o Hospital de Treinamento e Pesquisa de Malatya. Eles também passam bem.

No vídeo que circula pelas redes sociais, o socorrista se emociona ao retirar a criança dos destroços e lhe dá um beijo no rosto, antes de entregá-la à equipe médica. (veja o vídeo abaixo)

Segundo maior terremoto da região

O forte terremoto de magnitude 7,8 sacudiu a Turquia e Síria na tarde desta segunda, 6. De acordo com informações de agências internacionais, pelo menos 5 mil pessoas morreram em decorrência do terremoto que atingiu Turquia, Síria, Jordânia, Líbano, Irã, Iraque, Romênia, Egito e Israel.

O terremoto também causou danos consideráveis à infraestrutura e ao transporte nas áreas afetadas. A administração turca disse que as estradas e pontes foram danificadas, tornando difícil o transporte de suprimentos e equipes de resgate para as áreas mais remotas.

As equipes de resgate estão trabalhando arduamente para encontrar sobreviventes nas ruínas das construções derrubadas.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que todos os esforços estão sendo concentrados na busca por sobreviventes e na prestação de assistência às pessoas afetadas pelo terremoto.

Atuação conjunta

O governo turco colocou abrigos e suprimentos para as vítimas. O Ministério da Saúde da Turquia atua para assegurar o atendimento aos  feridos. Autoridades públicas e representantes de organizações humanitárias internacionais trabalham em conjunto.

Este é o segundo terremoto de grande magnitude na região nos últimos anos. Em 2011, outro forte terremoto atingiu a cidade de Van, na Turquia, matando mais de 600 pessoas e deixando milhares sem abrigo.

As autoridades pedem à população que evite a área das ruínas para permitir que as equipes de resgate realizem suas operações de forma segura e eficaz.

Há, ainda, campanhas para arrecadar doações para ajudar nas operações de resgate e assistência às pessoas atingidas.

Leia mais notícias boas:

Solidariedade brasileira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou solidariedade às vítimas do terremoto, colocando-se à disposição para apoiar as autoridades da Turquia e Síria.

“Olhamos com preocupação para as notícias vindas da Turquia e Síria, após terremoto de grande magnitude. O Brasil manifesta sua solidariedade com os povos dos dois países, com as famílias das vítimas e todos que perderam suas casas nessa tragédia”, escreveu Lula, nas redes sociais.

Com informações de Euronews

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial