Olha que estudo interessante: está comprovado que visitar espaços verdes como um parque, um lago ou jardim diminui o uso de remédio para diversas doenças como depressão, ansiedade, insônia, pressão alta e asma.
A pesquisa sugere que, pelo menos de 3 a 4 vezes na semana, tiremos uma hora do dia para entrar em contato com a natureza. O estudo é conduzido no Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar. Mas tem que ser pessoalmente. Não adianta simplesmente vê-los de sua casa. O diferencial é o contato mesmo, colocar o pé na grama e se desconectar um pouco da vida urbana.
“Acumular evidências científicas que apoiem os benefícios para a saúde da exposição à natureza provavelmente aumentará a oferta de espaços verdes de qualidade em ambientes urbanos e promoverá seu uso ativo”, afirmou o pesquisador sênior Dr. Anu Turunen.
Pesquisas
Para chegar à conclusão, os pesquisadores entrevistaram 16.000 residentes selecionados aleatoriamente de Helsinki, Espoo e Vantaa – as três cidades que compõem a maior área urbana da Finlândia.
A pesquisa reuniu informações sobre como os moradores da cidade com mais de 25 anos vivenciam os espaços verdes e azuis residenciais em um raio de um quilômetro de casa.
Os participantes também foram solicitados a relatar o uso de medicamentos prescritos – medicamentos conhecidos coletivamente como medicamentos para saúde mental usados para insônia e depressão, bem como medicamentos para pressão alta e asma – por períodos que variaram entre a última semana, o último ano ou nunca
A pesquisa quis saber ainda com que frequência os moradores passavam o tempo ou se exercitavam ao ar livre, em espaços verdes, durante maio e setembro, com opções variando de nunca a cinco ou mais vezes por semana.
Leia mais notícias boas:
- Por que plantar ajuda a reduzir risco de câncer e melhora saúde mental? Veja!
- Uma hora na natureza faz reduzir transtornos emocionais, diz estudo
- Remédio contra TDAH está na natureza, descobre estudo
Conclusão
E olha que interessante. As descobertas, publicadas, no mês passado, na revista científica Occupational and Environmental Medicine, mostraram que nem o número de espaços verdes/azuis próximos, nem a visualização deles através de sua janela, foram associados ao uso dos remédios estudados.
Mas a frequência de visita aos espaços verdes era.
Em comparação com menos de uma visita semanal, visitar três ou quatro vezes por semana foi associado a chances 33% menores de usar remédios para saúde mental, chances 36% menores de usar remédios para pressão arterial e chances 26% menores de usar remédios para asma.
Portanto, cuide-se, deixe a tela do celular, do computador por pelo menos 1 hora do seu dia e visite aquele parque, aquele lago perto de sua casa. Sua saúde agradece!
Com informações de Neuroscience News.