Mais um milagre na Turquia. Uma adolescente, de 17 anos, foi resgatada dos escombros de um prédio, que desabou 248 horas depois do primeiro terremoto que atingiu o sudeste da Turquia, no último dia 6.
Aleyna Olmez foi salvada por equipes de resgate que trabalhavam na área dos escombros no distrito de Dulkadiroglu, na província de Kahramanmaras.
Após 10 dias soterrada, a adolescente foi encaminhada a um hospital para receber atendimento médico. Nas imagens, duas senhoras, provavelmente da família, aparecem emocionadas e abraçando os resgatistas. Nem elas demonstravam acreditar no milagre de encontrar a jovem viva.
Como conseguiram
Hacer Atlas, membro da equipe de busca e resgate, que salvou a jovem vítima do terremoto, disse que houve um esforço coletivo para o resgate.
“Primeiro, seguramos a mão dela, depois a puxamos para fora. Ela está em muito boas condições e pode se comunicar. Espero que continuemos a receber boas notícias sobre ela.”
Estatísticas
Pelo menos 36.187 pessoas morreram após a série de tremores de terra que atingiram a Turquia, a Síria e região.
Os terremotos de magnitude 7,7 e 7,6 graus, registrados em 6 de fevereiro, e concentrados na província de Kahramanmaras, afetaram mais de 13 milhões de pessoas em 11 províncias, incluindo Adana, Adiyaman, Diyarbakir, Gaziantep, Hatay, Kilis, Malatya, Osmaniye, Sanliurfa e Elazig.
Vários países da região, incluindo Síria e Líbano, também sentiram os fortes tremores que atingiram a Turquia em menos de 10 horas.
Mobilização
O Brasil se uniu ao restante do mundo para ajudar nas operações de resgate na Turquia e região. Foram enviados especialistas, material hospitalar e comida.
As organizações não governamentais e entidades civis se empenham intensamente no esforço de apoiar as autoridades locais.
Sinal de esperança
A adolescente resgatada viva após 10 dias sofrendo embaixo dos escombros é um sinal de esperança de que outras pessoas ainda podem ser localizadas com vida! Os trabalhos continuam!
E a gente só pode agradecer e dar um viva a todos esses heróis que estão trabalhando de forma incansável nas áreas atingidas pelo terremoto! Obrigado!
Assista ao vídeo do resgate:
Com informações de TRT World