Apaixonada pelos garis que passam na rua em que mora, a pequena Bárbara Hoffmann, de 3 anos, pediu ao pai que o tema do aniversário dela fossem os garis. Pedido feito e atendido! As imagens são lindas! A menina aparece sorridente, usando o uniforme padrão e de sandalinha cor-de-rosa, ao lado dos “amigos”.
Bárbara mora, no jardim Bandeiras, em Osasco, em São Paulo, e a festa foi no último dia 22. Segundo o pai da menina, Rodolfo Cardoso, era um sonho da criança ter os “amigos” no aniversário que “tinha de ser” em torno do caminhão de lixo.
O pai não pensou duas vezes. Ele procurou a Secretaria de Serviços e Obras (SSO) da Prefeitura de Osasco para tentar viabilizar a participação dos profissionais de limpeza urbana na singela festa.
Apoio
Feliz da vida, Rodolfo Cardoso disse que prontamente o secretário de Serviços e Obras, Waldyr Ribeiro, seguiu as orientações do prefeito de Osasco, Rogério Lins, e agilizou a presença dos profissionais para a festa.
A menina teve uma surpresa ao chegar da escola! Foi quando ela encontrou os “amigos” e viu o sonho realizado.
Para marcar a data, ela foi homenageada com um uniforme da limpeza urbana da cidade e uma mochila escolar personalizada.
Os garis posaram ao lado dela na mesa do bolo e de quebra, ela ganhou uma volta no caminhão de coleta.
Museu no DF
No Distrito Federal, há um Museu da Limpeza Urbana do SLU (Serviço de Limpeza Urbana) que funciona desde 1996 em uma casa situada na Usina de Tratamento Mecânico – Biológico de Lixo na Ceilândia (PSul).
O museu conta com um acervo de mais de 600 peças e já recebeu mais de 10 mil visitantes, principalmente estudantes, servidores públicos, turistas e até delegações internacionais.
Idealizado pelos próprios garis (antigos servidores do SLU), o espaço abriga peças encontradas no lixo, objetos doados antes serem descartados, esculturas produzidas a partir do lixo, além de acervos que contam a história da instituição.
São itens de diferentes épocas, tais como máquinas fotográficas, brinquedos, aparelhos de televisão e até um piano, que proporcionam a experiência de uma viagem no tempo e chamam a atenção para a quantidade de materiais descartados no dia a dia.
Com informações de Correio Paulista e SLU