O amor de uma netinha fez a vovó realizar o grande sonho da vida dela, que era tirar a CNH – Carteira Nacional de Habilitação – e poder finalmente dirigir.
A secretária Rosana Balbuena, de 53 anos, moradora do Mato Grosso do Sul, conta que as dificuldades da vida a fizeram adiar a sonhada “carta”. Foram cinco reprovações até ela conseguir!
E o desejo de aprender aumentou por causa da netinha, Valentina, que tinha apenas 5 anos na época. Ela pediu para a vovó dirigir o carro novo do pai dela e Rosana levou um baque: “Falei que não era assim, que a vovó não sabia dirigir e também não tinha habilitação. Nesse dia ela chorou muito”, lembrou Rosana.
A decisão
Depois disso, Rosana decidiu de uma vez por todas tirar a carteira de motorista.
Priorizando sempre a família, Rosana afirma que deixou o tempo passar e o sonho foi ficando de lado. Mãe de três filhos, ela não podia deixar de manter a casa. “Os meninos foram crescendo e desde sempre a prioridade foi eles”, conta.
As dificuldades só aumentaram quando o marido teve problemas de saúde. Mais uma vez a secretária teve que botar a CNH em segundo plano.
Realização do sonho
Com a saúde do marido controlada e os filhos criados, foi só aos 53 anos que Rosana resolveu pensar em si mesma.
Apesar do excesso de trabalho, a secretária encurtou a distância entre as tarefas e o seu sonho!
Leia mais notícias boas
- Idosa ex-doméstica conclui aos 83 anos curso de Enfermagem e realiza sonho
- Homem analfabeto e sem dentes que sonhava em ler a Bíblia realiza 2 sonhos
- Faxineira da Cidade de Deus, aos 51, passa em universidade pública e realiza sonho
Longa estrada
Apesar dos esforços, Rosana ainda teve uma difícil caminhada até obter em mãos a tão sonhada CNH. Do momento da matrícula até a aprovação se passaram 12 meses. Ela foi reprovada cinco vezes na prova prática e o instrutor recomendou que ela procurasse ajuda especializada.
Mas nada a abalou. “No começo eu fiquei meio assim, mas fui. O psicólogo me disse: você já enfrentou tanta dificuldade na sua vida e superou”, afirmou Rosana.
Buscando ter calma, a secretária foi para a 6ª tentativa e o pensamento positivo resultou em sua aprovação! Mesmo com chuva durante a prova prática, Rosana conquistou seu almejado sonho.
“Eu me apeguei em Deus, senti uma paz. Graças a Deus, deu tudo certo”, conta a secretária.
Metas
Recém-habilitada, a vovó da Valentina conta que a primeira meta é ser uma boa motorista. E a segunda é encorajar outras pessoas a fazerem o mesmo.
“Agora vou animar quem for, para nunca desistir. Minha vizinha é a primeira. O Hugo [instrutor] vai ter outra senhora para cuidar”, disse Rosana, sempre bem-humorada.
Com apoio da família e dos amigos, a trajetória de Rosana foi acompanhada por vários profissionais da auto-escola, incluindo seu instrutor Hugo Benites.
Rosana agora quer ser o exemplo e manter o pensamento positivo. “Vai lá e pensa que você vai conseguir”.
Com informações do Detran MS.