Gravação inédita de Gal Costa, ‘Janela’, cai na rede. Ouça aqui!

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Gravação inédita de Gal Costa, ‘Janela’, cai na rede. Ouça aqui!
A gravação inédita de Gal Costa foi revelada por uma página de fãs da cantora brasileira. Foto: Reprodução/Evelson de Freitas/Estadão.

Mesmo após a morte, no último mês de novembro, um dos maiores ícones da MPB não para de nos surpreender! Esta semana vazou uma gravação inédita da cantora Gal Costa cantando “Janela”.

 O vídeo foi postado numa página de fãs da artista. Nele, Gal aparece cantando a música lindamente.

Janela é composta por Kiko Furtado em parceria com Daniel Gonzaga, e foi lançada por Daniela Mercury em 2001. (ouça abaixo)

Álbum Hoje

A canção teria sido gravada para entrar no álbum “Hoje” da artista, lançado em 2005. O disco teve produção do pianista César Camargo Mariano e marcou a entrada da cantora na gravadora Trama.

A sonoridade da música não deixa dúvida, “Janela” seria mesmo uma música gravada para o álbum de 2005, mas não foi aproveitada na época.

Gal Costa vive!

Gal Costa foi uma cantora baiana considerada como um dos grandes ícones da MPB. Com mais de 30 álbuns lançados, Gal iniciou sua carreira na década de 60. 

A cantora é também um dos grandes nomes do tropicalismo ao lado de Gil e Caetano. O tropicalismo foi um movimento cultural que atingiu, principalmente, a música brasileira a partir da década de 60.

Músicas marcantes

É difícil escolher as músicas mais marcantes da grande cantora que acumulou diversos sucessos ao longo de toda sua carreira como musicista. 

Confira abaixo cinco músicas que marcaram a carreira da cantora:

  • Meu Nome é Gal

Título da cinebiografia da cantora, marcado para estrear em 2023, Meu Nome é Gal foi composta por Roberto e Erasmo Carlos. 

  • Brasil

Abertura da novela Vale Tudo, a canção de protesto foi composta por Cazuza e ganhou a boca do povo.

  • Vaca Profana

Vaca Profana é uma composição de Caetano, amigo com quem Gal dividiu vários momentos. A canção é do álbum Profana, lançado em 1984.

  • Vapor Barato

De 1971, Vapor Barato foi um dos maiores sucessos de ganhou. A música ganhou uma versão feita também pelo grupo brasileiro O Rappa. A canção foi escrita durante a ditadura militar e foi lançada três anos após o AI-5.

  • Baby

Baby foi um dos primeiros sucessos de Gal. Composta por Caetano a pedido da irmã Maria Bethânia, Baby estourou em todo o país e segue sendo uma das músicas mais conhecidas do Brasil!

Leia mais notícias boas:

Gal deixa saudades!

A cantora faleceu no último mês de novembro. Gal estava em turnê com o show “As várias pontas de uma estrela”, marcado pela apresentação dos grandes sucessos da MPB nos anos 80.

Gal Costa, também conhecida como musa da Tropicália, cantou e encantou todo o Brasil! Foto: Reprodução/Jornal de Brasilia.

A cantora foi homenageada no Grammy Latino 2022.
Foto: Reprodução/Vermelho.

Ouça a inédita “Janela”:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Gal Plural (@galplural)

Com informações do CatracaLivre.