Cidade que afundou há 3 mil anos ressurge no rio Tigre conservada
Que descoberta impressionante! Uma cidade que afundou há aproximadamente 3 mil anos ressurgiu nas águas do rio Tigre, no Iraque. Trata-se da cidade de Kemune, datada na época do Império Mittani.
Arqueólogos trabalham com a hipótese de a cidade ter sido submersa há décadas pela construção de uma barragem, o local é conhecido como a “represa mais perigosa do mundo”.
O trabalho de escavação foi realizado por arqueólogos da Universidade de Tubingen, na Alemanha. Hasan A. Quasim comandou os estudos com apoio dos pesquisadores Ivana Puljiz e Peter Pfalzner, ambos arqueólogos alemães.
Escavação
Um palácio se revelou aos olhos dos arqueólogos. Uma enorme fortificação com torres e muralhas e até mesmo um complexo industrial foram encontrados em boa conservação.
Localizado apenas a vinte metros das margens do rio Tigre, o palácio sustenta imensas paredes de tijolos com até sete metros de altura.
O edifício de armazém, segundo os pesquisadores, por ser grande teria uma importância na hora de armazenar mercadorias de toda a região.
A cidade fundada em 1350 aC teria sido destruída em algum momento posterior. É impressionante que a estrutura tenha ficado conservada por tanto tempo, não é mesmo?
É mais um mistério para o grupo de arqueólogos resolver!
Descobertas anteriores
Em 2018, uma vazante no reservatório de Mossul possibilitou outra descoberta magnifica: os restos da cidade de Zakhiku, também pertencente ao Império Mittani.
Sabendo dessa informação, em janeiro de 2022, o Dr. Hasan e os arqueólogos alemães resolveram realizar uma escavação conjunta para resgatar possíveis artefatos históricos.
Unindo esforços, a equipe conseguiu reconstruir grande parte do plano da cidade em tempo recorde, exumando e coletando material antes que a cheia das águas do reservatório inundasse novamente a região.
Leia mais notícias boas:
- Descoberta cidade romana completa de 1.800 anos atrás no Egito
- Descoberta sepultura viking rara de mais de mil anos. Veja fotos!
- Descoberta árvore mais alta da Amazônia. Ela tem 88,5 metros de altura
Momento atual
A descoberta incrível da cidade perdida no rio Tigre ocorre no momento em que a situação do Iraque está bem delicada: há uma seca intensa que assola o país e preocupa as autoridades.
Por mais estranho que pareça foi a busca por soluções neste momento atual que levou ao fabuloso achado histórico.
É que a baixa umidade aliada às dificuldades da própria região gera centenas de mortes de cabeças de gado, ameaçando as colheitas e o abastecimento de água potável, foi aí que se intensificaram os esforços para localizar água de qualidade para a população.
No momento em que autoridades iraquianas retiravam água limpa do reservatório de Mossul, a maior reserva de água doce do país, reduzindo o volume de água de vários afluentes, foi possível avistar a bela e desconhecida cidade de Kemune.
Veja:
Com informações de Engenharia É.