Um verdadeiro tesouro do período viking em joias, moedas e metais preciosos, enterrado há mais de 800 anos, foi descoberto por um instrutor de passeios que caminhava num sítio arqueológico. Especialistas avaliam a descoberta como uma das mais significativas até o momento pelo valor histórico e econômico.
Nicki Andreas Steinmann, um instrutor de passeios, fez a descoberta perto de Haithabu, na península da Jutlândia em Schleswig-Holstein, no norte da Alemanha.
Treinado para passeios na região porque Schleswig-Holstein só permite instrutores autorizados, uma vez que a área é tombada pelo patrimônio arqueológico, mas até Nicki Andreas se surpreendeu com o que encontrou!
Descoberta
Investigações preliminares mostram que o tesouro reúne 30 moedas de prata, brincos, dois anéis de dedo folheados a ouro, um fragmento de anel e duas fíbulas. O material estava envolto em restos de tecidos, que pareciam ser sacos de pano.
De acordo com os especialistas, o tesouro foi superficialmente atingido pelas atividades agrícolas na região. Mas as moedas, por exemplo, que estavam empilhadas mantiveram a configuração original.
Leia mais notícias boas
- Amigos encontram tesouro de quase R$ 1 milhão em moedas medievais
- Arqueólogos localizam tumba com tesouro de guerreiro do século V dC
- Arqueólogo encontra tesouro com 1kg de ouro pré-viking
História
As moedas datam do reinado do rei dinamarquês Valdemar II (1202-1241). As peças de destaque são um par de brincos de pingente de filigrana de ouro enfeitados com pedras preciosas. Mas há uma série de outras peças que também chamam a atenção pelos detalhes.
O estilo, segundo especialistas, é típico do período bizantino de cerca de 1100 atrás. Outro objeto raro é uma fíbula de pseudo-moeda folheada a ouro. É uma imitação de um dinar de ouro da dinastia almóada (1147-1269) moldado em estilo escandinavo. As moedas datam o depósito da primeira metade do século XIII.
O tesouro foi desenterrado em um campo agrícola perto do Patrimônio Mundial da humanidade de Hedeby, um importante centro comercial do norte da Europa durante a Era Viking (séc. VIII-XI). Localizada em uma estreita faixa de terra entre o Báltico e o Mar do Norte, a cidade comercial de Hedeby foi cercada pelo antigo sistema de muralhas Danevirke que atravessava o istmo de Schleswig e fortalecia a fronteira entre a Escandinávia e o continente europeu.
A localização única de Hedeby tornou-a uma das maiores cidades comerciais da era viking. Mercadorias de todos os tipos passavam por Hedeby e também eram produzidas lá. Artesãos especializados — ourives, ferreiros, vidraceiros — criaram joias finas, ferramentas, miçangas e muitos outros objetos de adorno e uso. Hedeby foi saqueada e queimada pelos eslavos ocidentais em 1066, então, quando o tesouro foi enterrado.
Veja outras fotos do tesouro viking descoberto:
Com informações do History Blog