Raphael Vicente, já elogiado por Shakira, é destaque no The Guardian: ‘alegria da favela’
“TikToker brasileiro viraliza mostrando a ‘alegria da favela’. É assim que o jornal britânico The Guardian abre a matéria que conta a história do Raphael Vicente.
Aliás, ele só tem brilhado ultimamente. Primeiro, o influenciador ganhou visibilidade internacional durante a Copa do Mundo do Catar, quando gravou a música “Waka Waka”, da Shakira. A cantora compartilhou em todas as suas redes sociais e ainda o convidou para dançar com ela no próximo show no Brasil, como mostrou o Só Notícia Boa na época.
Agora vem a longa matéria do The Guardian: “Eu, minha família e a Maré estamos em um dos maiores jornais britânicos do mundo. Gratidaooo demais a todos que acompanham e compartilham nosso trabalho”, escreveu Raphael Vicente na legenda do post no Instagram.
O que disse o jornal
Na foto principal da reportagem, Raphael aparece vestido de vermelho, de braços cruzados, sorrindo abaixo de uma bandeira do Brasil e com a imagem da favela da Maré ao fundo.
O jornal conta Raphael Vicente tem 3 milhões de seguidores e “quer mostrar que há muito mais nas favelas do que crime e pobreza”.
“As cabeças viram quando Raphael Vicente caminha pelas ruas estreitas da Maré, um extenso complexo de favelas na zona norte do Rio de Janeiro. Uma mulher sai correndo de uma lanchonete para pedir um autógrafo. “Autógrafos são tão antiquados, vamos tirar uma selfie!” o jovem de 22 anos ri antes de tirar uma foto”, conta o periódico inglês. E continua:
“Mais alto que a média e com um sorriso largo, Vicente é facilmente reconhecível – e é uma sensação da internet com 3,1 milhões de seguidores no TikTok e quase 1 milhão no Instagram. Os fãs o seguem por seus vídeos engraçados e relacionáveis, uma mistura de esquetes sobre a vida em casa na favela e abordagens criativas sobre as tendências da mídia social”.
Leia mais notícia boa
- Shakira convida dançarino brasileiro que recriou coreografia de Waka Waka
- Gentileza faz garota com audiência zero ganhar 200 mil seguidores; Twitch
- Estudante de 18 anos ganha na loteria, fica milionária e vai ajudar comunidade
Mudar a imagem da favela
“O TikToker quer usar sua fama para mudar a forma como os moradores de favela são vistos no Brasil e mostrar que há muito mais nessas comunidades do que crime e pobreza”, disse o The Guardian
A reportagem ouviu a irmã dele, que disse: “Raphael tem um papel importante… porque ele está mostrando a alegria da favela”, diz a irmã, Maria Eduarda “Maddu” Reis.
“Até as pessoas da favela estão acostumadas a ver sua comunidade retratada na mídia apenas como tragédia, violência, tiroteio, operação policial”, continuou ela.
Lado humano e bem-humorado
“Vicente mostra o lado humano e bem-humorado da vida na favela ao gravar seus vídeos com pessoas que considera sua família mais próxima: sua irmã de 21 anos e sua avó de 70 anos, além da família de seu pai de 67 anos. Madrinha”, contou o The Guardian.
Veja a capa da matéria e a publicação do brasileiro comemorando a fama internacional:
View this post on Instagram
Com informações do The Guardian