Mateus da Silva Rumão é o nome da fera! O jovem de 26 anos, filho de lavrador e uma agente de saúde, vai ser doutor! Ele foi aprovado no processo seletivo para o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Nascido em Santa Luzia do Paruá, interior do Maranhão, o aluno é só orgulho! Mateus foi classificado em quinto lugar e será a primeira pessoa de Santa Luzia a ingressar no PPGCS.
A aprovação no doutorado é só a coroação da carreira acadêmica do aluno, que acumula sucesso durante toda sua trajetória na Universidade.
Jovem pesquisador
Aos 26 anos, Mateus já tem grandes conquistas no currículo. Ele ingressou no curso de Licenciatura em Educação Física da UFMA ainda em 2014. Já no curso, Mateus foi bolsista de iniciação científica, pesquisando diagnóstico da promoção e prática de atividade física na cidade de Pinheiro.
Durante a graduação, o egresso de Educação Física ajudou a fundar o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atividade Física (Nepaf), o que segundo o aluno foi fundamental para novas oportunidades.
“Pude ser aluno de extensão no projeto “MovimentAção”, ter experiências no ensino sendo aluno monitor por dois períodos consecutivos da disciplina “Avaliação Física Escolar” e ter incrível vivência de ser residente do Programa Residência Pedagógica, que foi realizado no Centro de Ensino Educacional Don Ungarelli, da cidade de Pinheiro”, disse Mateus. Quer mais?
Mestre
Logo após terminar a graduação, Mateus foi aprovado no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da UFMA. O estudante ressalta que estudar é algo que ele aprendeu no berço, sempre influenciado pelos pais, o lavrador Manuel dos Santos e a agente de saúde Ana Helena da Silva.
“Dentro do nosso lar, a educação sempre foi incentivada para que buscássemos um projeto de vida por meio dos estudos. Meus pais fizeram todo o esforço do mundo, e hoje sou mestre, tenho uma irmã mestra e outra especialista”, disse.
Leia mais notícias boas
- Após 5 décadas, vovô de 76 anos conclui doutorado: “Precisava pensar”
- Gênio de 13 anos vai se formar em Física e se prepara para o doutorado
- Idoso de 104 conclui doutorado e entrega tese na pandemia
Dr. Mateus
Agora o desafio é outro, Mateus vai encarar 4 anos para virar doutor, e ele já tem um projeto em mente! O pesquisador pretende estudar dados da pesquisa Mediantar, que analisa respostas fisiológicas aos desafios impostos pelo Continente Antártico.
“Na minha pesquisa vou avaliar o nível de atividade física e o microbioma salivar do grupo de militares que permanece na Estação Antártica Comandante Ferraz”, explicou o jovem.
O projeto Mediantar é coordenado pela Rosa Maria Esteves Arantes, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem como vice-coordenador o professor Thiago Teixeira Mendes (UFBA).
Doutorado
Matheus afirmou ainda que o doutorado sempre foi um desejo! “Ser aprovado no programa de doutorado é a realização de um sonho e a certeza de que serão quatro anos de muito aprendizado”.
Para o professor Thiago, que foi orientador de Mateus durante o curso na UFMA, a aprovação dele é motivo de orgulho!
“Tive prazer em orientar Mateus ao longo de sua graduação, tanto em atividades de extensão como de pesquisa. Ele sempre demonstrou interesse pela área acadêmica, e esta certamente é uma grande conquista, não apenas para Mateus e sua família, mas para toda a região da Baixada Maranhense e sua cidade natal”, afirmou Thiago.
Com informações de Jailsonmendes.