Atenção chocólatras! Com a Páscoa chegando, conheça a mais nova “Capital do Chocolate”! E pasme, não é Gramado, no Rio Grande do Sul! A pequena cidade de Borrazópolis, a 361 km de Curitiba, capital paranaense, tem o maior índice de bombonieres per capita do Brasil são: 9 a cada 699 habitantes. Haja chocolate!
Os dados foram divulgados em um levantamento feito pela empresa de inteligência geográfica de mercado, Geofusion. O estudo levou em conta as cidades do país que mais possuem lojas de chocolates em relação ao número de habitantes. Borrazópolis é um município com pouco mais de 6500 habitantes.
Borrazópolis desbancou Gramado, reconhecida em 2020 com o título de Capital Nacional do Chocolate Artesanal, por meio de uma lei federal, e virou opção de Páscoa. O título de “Capital do Chocolate” surpreendeu até os moradores da cidade pequenina nos arredores de Londrina.
“Capital Nacional do Chocolate”
Em Barrazópolis, muita comemoração com o título conquistado. “Soube agora pouco que viramos a Capital do Chocolate. Fui pego de surpresa. Porém, é uma notícia boa e que pode movimentar a economia de nossa cidade, ainda que a Páscoa esteja se aproximando”, comentou o gerente da Associação Comercial e Empresarial de Borrazópolis (Aceb), Francisco Castilho Junior.
Para o empresário, o título se deve aos diferentes pontos comerciais e microempreendedores individuais que vendem o tão amado produto na cidade.
“A gente sabe que tem alguns Mei’s que fazem chocolate em casa para vender e também mercados, papelarias e lojas que comercializam marcas de chocolate, como da Cacau Show”, disse.
Leia mais notícias boas
- Chocolate para lamber com os dedos! Restaurante faz reviver a infância
- Vendedor de chocolates aposta na honestidade, vende fiado por Pix e aumenta faturamento
- Chocolate reduz a pressão arterial e protege o coração, mostra estudo
Borrazópolis
Na região metropolitana de Londrina, Borrazópolis tem pouco mais de 6 mil habitantes. A cidade é conhecida pelo agroturismo, belezas naturais e pesca. O nome da cidade é uma homenagem a um dos primeiros latifundiários da região, Francisco José Borraz.
Francisco era economista e funcionário do Banco Pelotense. Com o fim do banco, o latifundiário se dedicou a defender o loteamento da gleba.
Veja o ranking brasileiro do chocolate
Veja o ranking de todas as cidades que se destacam pela quantidade de lojas de chocolate:
- Borrazópolis (PR): 699 habitantes/loja
- Gramado (RS): 737 habitantes/loja
- Camanducaia (MG): 780 habitantes/loja
- Campos do Jordão (SP): 811 habitantes/loja
- Confins (MG): 858 habitantes/loja
- Águas de São Pedro (SP): 897 habitantes/loja
- União Paulista (SP): 943 habitantes/loja
- Piranguinho (MG): 965 habitantes/loja
- Iacri (SP): 1045 habitantes/loja
- Chácara (MG): 1072 habitantes/loja
Com informações de Tnonline.