Bichinhos também sofrem com ansiedade, você sabia? Pelo menos 75% dos cães também sofrem! É por isso que sugerimos aqui sete dicas, recomendadas por especialistas, para na hora da crise, usar na tentativa de acalmar a ansiedade do cachorrinho. Os pets são sensíveis, muito mais do que os humanos ao som e ao ambiente. Lembre-se sempre disso.
Os sintomas da doença nos bichinhos podem incluir medo, falta de atenção, sensibilidade a barulho e até mesmo agressividade. Jamais esqueça: se a situação for agravada, procure o veterinário e peça ajuda, não tente resolver sozinho.
Acalmar os bichinhos nessas horas pode ser muito importante para evitar outros problemas na saúde mental dos nossos parceiros. Você tem um papel super importante na hora de acalmar seu bichinho, e nós vamos te ensinar como! Papel e caneta na mão e o bichinho do lado? Hora de anotar!
- Crie uma rotina
Uma rotina muito bem estabelecida pode ajudar na segurança e sensação de previsão do cãozinho. O pet vai conseguir entender que certas atividades vão vir em diferentes horas, reduzindo o estresse e ansiedade que aparecem quando o bichinho é exposto a novas situações.
- Estimule exercícios
Brinque com seu bichinho! Estimular a prática de exercícios pode ajudar a acalmar a ansiedade do cachorrinho. Os exercícios estimulam o corpo do animal a liberar endorfinas, que atuam diretamente no controle do estresse e ansiedade.
- Crie um espaço seguro
Eu sei que, se depender da gente, abraçamos e beijamos nossos bichinhos o tempo inteiro, mas vai com calma que ele precisa de espaço! Criar um espaço para o pet, pode ajudar ele a se sentir mais seguro e calmo. Dê preferência a lugares mais calmos e menos agitados, uma luz suave e brinquedos podem ajudar o cãozinho a se sentir mais tranquilo.
Leia mais notícias boas
- Exame de sangue pode ajudar no tratamento e identificação da ansiedade
- Cãozinho briga contra o próprio reflexo para defender brinquedo e viraliza. Assista!
- Menino com deficiência chora ao ganhar cachorro também com deficiência; abraçar na ansiedade
- Use aromaterapia
Óleos essenciais como lavanda e camomila, vão proporcionar ao animal efeitos relaxantes, como redução da frequência cardíaca e pressão arterial. Mas calma lá, antes de sair comprando óleo, você deve consultar um veterinário! Alguns cheios podem causar mal estar e reações alérgicas nos bichinhos.
- Não estimulem comportamentos ansiosos
Não estimule o bichinho quando ele estiver ansioso! No momento da ansiedade, acariciar ou confortar o cão, pode encorajá-lo a repetir essa atitude no futuro. Punir e repreender também não resolve, viu? O melhor a se fazer é distrair o animal com algo que seja positivo para ele, lembra daquele brinquedinho favorito?
- Ofereça afeto e atenção
Pra que ter um bichinho se não é para oferecer carinho e atenção, né? Quando o bichinho estiver demonstrando sinais de ansiedade, fique perto e tranquilize o animal. Mas lembre-se, não faça excessos, eles podem incentivar ainda mais repetições deste tipo de atitude. É preciso encontrar o equilíbrio entre fazer o bichinho se sentir mais seguro e dar a atenção que o cão precisa.
Busque ajuda profissional!
Veterinários existem e você não sabe tudo sobre seu bichinho! Se o pet está apresentando comportamento ansiosos de maneira frequente, tá na hora de buscar uma ajuda profissional. Os veterinários são especializados em lidar com bichinhos e eles vão te ajudar em todo o tratamento para seu amigão ficar 100%!
Com informações de Megacurioso