Um novo exame consegue identificar câncer em menos de 3 horas e pode custar 50 euros, menos de R$ 300,00. Ele foi criado por pesquisadores da Espanha e combina amostras biológicas com IA (Inteligência Artificial) para agilizar o processo.
O exame foi criado no Centro de Regulação Genômica (CRG) de Barcelona. A nova ferramenta permite usar moléculas de ácido ribonucléico de transferência (tRNA) como biomarcadores, que conseguem diagnosticar a doença com mais rapidez e eficácia.
Os cientistas publicaram o trabalho na renomada revista ‘Nature Biotechnology’. “Antes dependíamos de métodos separados que são menos informativos, demorariam semanas e custaram milhares de euros para obter resultados. No futuro próximo, será em poucas horas”, afirmou a pesquisadora Morghan Lucas.
Como funciona
Os pesquisadores conseguiram, pela primeira vez, desenvolver um método para medir a abundância e as modificações do tRNA de maneira simples, barata, de forma menos invasiva e com alta sensibilidade e especificidade.
O método está sendo usado como base para desenvolver um novo kit e a plataforma.
Agora, os cientistas trabalham para que os primeiros resultados da pesquisa sejam ampliados e o exame fique à disposição da população.
Inteligência Artificial
O exame que detecta câncer em apenas 3 horas foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa de Eva Novoa, no CRG de Barcelona. As pesquisas entram agora nova etapa, segundo a coordenação do estudo.
“O Nano-tRNAseq é uma tecnologia de prova de conceito que abre caminho para o desenvolvimento de um método simples, barato e altamente preciso que pode quantificar essas moléculas de forma não invasiva”, disse Eva Novoa.
Para a cientista, é necessário combinar esta tecnologia com inteligência artificial para aperfeiçoar os resultados.
“O nosso objetivo é continuar a desenvolver esta tecnologia e combiná-la com ferramentas de inteligência artificial para determinar a malignidade de uma amostra biológica em menos de 3 horas e com um custo não superior a 50 euros por amostra”, afirmou Eva Novoa.
O novo exame foi financiado pela Associação Espanhola Contra o Câncer.
Expectativas
Leia mais notícias boas:
- Idosa de 63 anos vence câncer e comemora pulando no hospital. Vídeo!
- Transplante duplo de pulmão salva duas pessoas com câncer estágio 4
- Novo exame de sangue pode detectar câncer de próstata com 94% de eficácia
Incidência de câncer no Brasil
Estudos recentes mostram que o câncer é um problema de saúde pública mundial. Na última década, houve um aumento de 20% na incidência e a projeção para 2030 sugere mais de 25 milhões de casos novos.
De acordo com especialistas, são esperados 704 mil casos novos de câncer para o triênio 2023-2025.
Segundo estatísticas, o câncer de mama feminina e o de próstata foram os mais incidentes com 73 mil e 71 mil casos novos, respectivamente.
Em seguida, o câncer de cólon e reto (45 mil), pulmão (32 mil), estômago (21 mil) e o câncer do colo do útero (17 mil).
E esse novo exame será bem vindo porque quanto mais cedo a doença é descoberta, maiores são as chances de cura.
Com informações de ABC Color.