A Shein, gigante do e-commerce chinês, anunciou que vai investir R$ 750 milhões no Brasil e abrir mais de 100 mil empregos no país nos próximos três anos. Informou ainda que fechou parcerias com duas empresas brasileiras de tecidos – as mineiras Coteminas e a Santanense – para produção de moda por aqui!
A gigante asiática, que hoje faz entregas em todo o Brasil e movimentou mais de R$ 7 bilhões em produtos no mercado de moda online, quer treinar fabricantes brasileiros para que eles tenham modelos de produção sob demanda da Shein.
O anúncio ocorre na semana em que uma polêmica predominou em torno da possibilidade de retirar a isenção tributária para encomendas internacionais de até U$ 50 entre pessoas físicas.
Governo comemorou
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comemorou os anúncios da Shein. “Nós queremos investimentos estrangeiros, nós apreciamos o comércio eletrônicos, queremos condições competitivas para que nós não prejudiquemos empregos no Brasil e as lojas do varejo brasileiro.”
Segundo comunicado oficial da empresa, até o final de 2026 a Shein quer que 85% das vendas no Brasil sejam de fabricantes e vendedores nacionais.
A palavra de ordem na empresa é “Contribuir para economias”, de acordo com Marcelo Claure, chairman da Shein para a América Latina.
“A chave para nossa estratégia de crescimento é alavancar nossa escala global e excelência operacional para apoiar e contribuir para as economias e ecossistemas locais”, informou em nota.
Os investimentos e parcerias exclusivas para o Brasil pela Shein, vem acompanhados do grande sucesso da marca no país.
“Com a crescente demanda dos consumidores, vimos a oportunidade de localizar mais a nossa cadeia de fornecimento para beneficiar os consumidores, as pequenas empresas e a economia em geral”, afirmou.
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Anúncios de parcerias
A Shein não perdeu tempo mesmo. No mesmo dia em que a gigante asiática anunciou R$ 750 milhões para investimentos, também informou parcerias firmadas com duas fábricas têxteis de Minas Gerais.
O acordo com a Coteminas e a Santanense veio a público em divulgação da Springs Global, empresa que controla as fabricantes mineiras.
A ação é parte da iniciativa da Shein em criar uma rede com milhares de fabricantes do setor de tecidos no país, além de reforçar o capital de trabalho das duas empresas com as quais já firmou as parcerias.
Com informações da Agência Brasil