Conheça 10 alimentos para fortalecer o sistema imunológico das crianças
Sim, tem como fortalecer o sistema imunológico das crianças com alimentos para prevenir doenças como gripes, resfriados e as famosas viroses!
Basta incluir na alimentação frutas cítricas, ovos, avermelhados, como tomate e pimentão vermelho, mel, iogurte natural e outros. O morango, por exemplo, é ótimo para fortalecer a saúde das crianças, principalmente pelo seu teor de caroteno e vitamina A.
E se a criança não quer saber de alimentos saudáveis, especialistas dão dicas, como ser flexível, brincadeiras e ter paciência. Veja a seguir algumas dessas sugestões.
Veja os 10 alimentos
O sistema imunológico é o conjunto de órgãos, tecidos, moléculas e células do corpo humano responsáveis pela proteção do nosso organismo. Cuidar dele é essencial para viver bem e melhor.
E quando falamos em fortalecer o sistema imunológico com alimentos, são vários sabores deliciosos que podem ser inseridos na dieta dos pequenos para prevenir doenças.
- 1 – Cítricos
Que tal um suquinho de limão? Tangerina? Laranja? Os três, por favor! Os cítricos são ricos em vitamina C, micronutriente que possui a capacidade de fortalecer o sistema imunológico e prevenir gripes, além de ajudar na recuperação do corpo mais rápido!
- 2 – Kiwi
O kiwi é repleto de vitamina C e ajuda na digestão, circulação sanguínea e combate à anemia. Para aqueles que têm prisão de ventre, o kiwi é um ótimo aliado, ajudando a regular a flora intestinal.
- 3 – Frutas avermelhadas
Aqui é a hora de brincar no prato! Tomate, morango, cerejas, pimentão vermelho e muito mais! Os alimentos de cor avermelhada são ótimos para fortalecer o sistema imunológico das crianças, isso porque esses tipo de ingredientes tem um alto teor de caroteno e vitamina A.
Leia mais notícias boas
- Pesquisa mostra alimentação que fortalece corpo e reduz riscos da covid
- Dia Mundial da Alimentação: jovens alimentam sem-teto no mundo
- Menino de 8 anos cria aplicativo anti-obesidade: alimentação saudável para criança
- 4 – Mel
O mel ajuda a aliviar tosse e dores de garganta por possuir inibidores. Esses inibidores são substâncias com propriedades bactericidas e antissépticas. Além de ser super docinho, nenhuma criança recusa!
- 5 – Leguminosas
Os legumes são conhecidos por terem um dos minerais mais essenciais para o bom funcionamento do nosso sistema imunológico: o zinco. Além disso, as leguminosas contém nove aminoácidos importantes para um crescimento saudável e o desenvolvimento do cérebro.
- 6 – Cebola
Um dos melhores remédios naturais contra inflamações na garganta, boca e pulmão, a cebola ainda alivia problemas respiratórios e ajuda a tossir aquele muco chato que fica no nosso corpo! Como o sabor é picante, o ideal é moer a cebola e misturá-la ao fazer a refeição.
- 7 – Ovos
Ricos em zinco e cálcio, o ovo ajuda no funcionamento do sistema imunológico, além de ser super versátil na hora do preparo, né? É frito, cozido, assado, na salada e muito mais!
- 8 – Limão
Quando a vida te der um limão, tá parei… Mas agora é sério, se a vida te der um limão, fortaleça seu sistema imunológico! O limão tem uma grande quantidade de vitamina C e colabora para oxidar e eliminar as gorduras que atrapalham o bom funcionamento do coração.
- 9 – Iogurte natural
O iogurte natural tem probióticos que tornam esse alimento muito poderoso na prevenção de doenças respiratórias. Além disso, o iogurte natural ativa a flora intestinal, fornece nutrientes ao corpo e possui propriedades antibacterianas e antivirais.
- 10 – Maçã
Rica em fibras, a maçã ajuda a manter os níveis do colesterol baixinho. A maçã também é ótima para nivelar o açúcar no sangue, proteger o coração e facilitar a digestão.
Ensine seu filho a comer melhor!
Gente, eu sei que crianças são difíceis pra comer, mas a gente consegue contornar isso com alguns truques!
- Torne a refeição um momento agradável
A hora da refeição tem que ser um momento leve para a criança. Deixe o prato o mais colorido possível e tentar criar algumas figuras no prato com os alimentos! Deixe sua imaginação fluir na hora de cortar os alimentos e, com supervisão, deixe a criança também participar na cozinha!
- Recompensas? Não!
Ao oferecer doces ou outros alimentos industrializados para a criança como recompensa, ela vai ficar acostumada e pode florescer nela a sensação que esse tipo de alimento é melhor que o natural! Ao invés de fazer esse tipo de troca, vamos motivar nossas crianças a comerem cada vez mais saudável?
- Dê o exemplo
Papai e mamãe, não dá pra cobrar dos filhos e não dar o exemplo, né? Sempre selecione alimentos saudáveis e mostre para as crianças que eles também estão no seu prato! É um incentivo para os mais novos, pessoal, vamos lá!
- Inicie a educação alimentar desde cedo
Quando mais cedo você começar a apresentar para a criança novos alimentos, mais cedo ela vai desenvolver uma consciência alimentar bacana!
- Seja flexível!
Não é necessário ser um general na hora da refeição, tá tudo bem comer, uma vez ou outra, um hambúrguer com batata frita! Essas pequenas transgressões ensinam às crianças a habilidade de serem flexíveis e entender que há momentos certos para tudo!
Com informações de Vida Inovadora e Nova Mulher.