Nova esperança para tratar a obesidade. Um remédio usado para controlar diabetes tipo2 pode diminuir o peso humano em quase 16%. A conclusão foi divulgada pela indústria farmacêutica Eli Lilly.
O medicamento está em fase final de testes e, se tudo correr bem, a expectativa é pedir a aprovação do remédio e colocá-lo à disposição do público até o fim deste ano.
De acordo com o comunicado da empresa, a Tirzepatida (de 10 mg e 15 mg) alcançou uma perda de peso superior, após 72 semanas de tratamento, aproximadamente quatro meses e meio.
Pesquisa com quase mil pessoas
O estudo avaliou 938 participantes adultos, com obesidade ou sobrepeso e diabetes tipo 2, que usaram o remédio. Eles perderam até 15,7% (15,6 kg) do peso corporal.
Porém, é preciso cumprir mais etapa da pesquisa, agora o segundo ensaio clínico global de fase 3.
“A obesidade é uma doença difícil de controlar, e é ainda mais difícil para as pessoas que vivem com diabetes tipo 2”, disse o vice-presidente sênior de desenvolvimento de produtos Lilly, Jeff Emmick.
Resultados em humanos
Os primeiros resultados da pesquisa mostraram que os participantes que tomaram Tirzepatida alcançaram reduções médias de peso de 13,4% (13,5 kg) com 10 mg e 15,7% (15,6 kg) com 15 mg em comparação com placebo (3,2 kg).
Dos participantes, de 81,6% (10 mg) e 86,4% (15 mg) que tomaram Tirzepatida alcançaram pelo menos 5% de redução do peso corporal, o outro desfecho coprimário, em comparação com 30,5% das pessoas que tomaram placebo.
Conforme as análises dos cientistas, a Tirzepatida também atendeu a todos os principais objetivos secundários, que incluíam a redução da A1C e de outros parâmetros cardiometabólicos. 41,4% (10 mg) e 51,8% (15 mg) das pessoas que tomaram a medicação alcançaram uma redução de peso corporal de pelo menos 15% em comparação com 2,6% das pessoas que tomaram placebo.
A redução da A1C em comparação com o placebo foi semelhante aos ensaios SURPASS em adultos com diabetes tipo 2. Os participantes do estudo tinham um peso corporal médio basal de 222 lb. (100,7 kg) e A1C basal de 8,0%.
Mais notícias boas
- Remédio barato para diabetes pode reduzir pela metade o risco de Alzheimer; diz estudo
- Cientistas brasileiros descobrem hormônio que provoca obesidade e diabetes
- Medicamentos para diabetes reduzem em 22% risco de demência, descobrem cientistas
Mais pesquisas
A empresa farmacêutica Lilly continuará avaliando os resultados do SURMOUNT-2, que serão apresentados na Associação Americana de Diabetes, durante a 83ª Sessão Científica, e submetido a um periódico científico.
Com base nesses resultados, a Lilly planeja apresentar ao mercado farmacêutico, a Tirzepatide como alternativa para adultos com obesidade ou sobrepeso com comorbidades.
A expectativa é que o remédio seja colocado à disposição do público com ação regulatória já no final deste ano.
Com informações Eli Lilly Farmacêutica