Caetano Veloso canta Sampa para Rita Lee em show e emociona plateia; Vídeo

-
Por Renata Dias
Imagem de capa para Caetano Veloso canta Sampa para Rita Lee em show e emociona plateia; Vídeo
"Ainda não havia para mim Rita Lee, a sua mais completa tradução", cantou Caetano Veloso, em homenagem à amiga que se foi - Fotos: reprodução / Instagram

Há menos de uma semana sem Rita Lee, as homenagens são diárias. Agora foi Caetano Veloso num show em Juiz de Fora (MG), cantando música “Sampa”, Letra dos anos 1970 que cita nominalmente a rainha do rock.

“Ainda não havia para mim Rita Lee a tua mais completa tradução […]”, cantou Caetano, no Theatro Central, nesta sexta, 12.

Quando citou o nome de Rita, com um pouco mais de ênfase, a plateia começou a aplaudir e Caetano ficou visivelmente emocionado. A voz quase embargou (assista abaixo). Na internet, as reações foram imediatas.

Amizade de muitos anos

Vestido com um terno branco, Caetano lembrou da amiga querida, que se despediu da vida no último dia 8, depois de uma longa batalha contra o câncer de pulmão.

A amizade entre eles é antiga começou na época dos Mutantes, nos anos 1960.

“Foi Rogério Duprat quem uniu Gil aos Mutantes. Arnaldo, Sérgio e Rita iam com frequência a meu apartamento na São Luís. Uma inflação de talento”, disse Caetano sobre a amiga em um post nas redes sociais.

E ele rasgou elogios para Rita Lee:

“Ela era linda e sempre elegante. Entrava em personagens que escondiam sua beleza e exibiam sua timidez. Tomou o Brasil quando chegou sozinha ao pop, desligando-se das competentes audácias progressivas de seus companheiros”, afirmou.

Disse ainda que Rita é uma das musicistas mais brilhantes da história:

“O coração de Rita deixou de bater. Mas o do mundo não para de bater por ela. Ela está entre os criadores musicais mais brilhantes do Brasil. E o Brasil precisa ter luz para dar ao mundo”.

Reação nas redes

Os internautas reagiram imediatamente à homenagem de Caetano no show em Minas. A cantora Ivete Sangalo, nas redes sociais, colocou uma carinha com coraçõezinhos.

Um usuário das redes sociais se derreteu.

“Emocionante é pouco: se não bastasse essa música e essa letra geniais, Caetano ainda joga e emoção mais pra cima quando canta ‘Rita Lee’ e a voz embarga, continuando com “alguma coisa acontece no meu coração (…)”, disse o internauta.

Outro complementou: “Visível a emoção e a voz embargada do Caetano cantando… me emocionei aqui, juntinho com ele. É assim que uma música vira hino”.

Para um terceiro, só uma crítica. “Foi lindo. Estava lá. Único defeito: acabou rápido.”

Leia mais notícias boas

Homenagens

Com a morte Rita Lee, artistas buscaram substituir a dor da ausência por lembranças de momentos com ela. Com carinho, humor e saudades, amigos postaram nas redes sociais vídeos e imagens marcantes de encontros únicos.

Muitos amigos e companheiros de trabalho foram nas redes sociais se despedir da artista.

Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano, Arnaldo Baptista e Milton Nascimento, e outros mais jovens como Ed Motta, todos, respeitosamente, agradeceram a existência de Rita Lee no universo artístico.

As homenagens e recordações vieram repletas de emoção, não de lamentos. Estes momentos prosseguem.

Veja a apresentação de “Sampa” com Caetano:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Caetano Veloso (@caetanoveloso)