Fãs de Freddie Mercury, preparem o lencinho para ouvir Yesterday, clássico dos Beatles, na “voz de Freddie”. É de tirar arrepiar! O detalhe é que ele nunca gravou esta música.
O cover – bonito e assustador ao mesmo tempo – foi recriado por IA, Inteligência Artificial. A voz do vocalista do Queen aparece igualzinha na gravação, apenas acompanhada de um violão.
E além do timbre inconfundível, tem todos os detalhes da voz de Freddie Mercury, desde o rasgado e a emoção até os agudos que ele era capaz de atingir.
A gravação polêmica
Foi o YouTuber Hassiel Casañas, o autor do cover IA de Freddie Mercury, interpretando a música Yesterday, gravada em 1965 pelos Beatles – informou a revista Classic Rock.
A capacidade do software de imitar a voz de alguém, vivo ou morto, é bem real e assustadora ao mesmo tempo.
Nas redes, alguns ouvintes se dizem encantados com os resultados da IA: “Todo artista agora tem que viver para sempre e continuar a fazer boa música”, defendeu um seguidor.
“Senhoras e senhores, temos que aceitar esta nova realidade e abraçá-la, em vez de combatê-la. A IA está aqui para ampliar nossa imaginação e usá-la com esperança de maneiras que beneficiem a todos”, afirmou outro.
Implicações legais e morais
Mas tem o outro lado. Replicar a voz de alguém – vivo ou morto – tem implicações morais e possíveis ameaças de direitos autorais.
A indústria da música está apavorada sobre futuro desse fenômeno, que, para artistas e gravadoras, se torna mais uma ameaça do que uma ferramenta útil.
As gravadoras estão mobilizando advogados para derrubar essas recriações por IA, alegando violações de direitos autorais.
Leia mais notícia boa
- Ex-namorada de Freddie Mercury vai receber R$ 250 milhões por filme e anuncia leilão
- Freddie Mercury e Mary Austin: uma história de amor muito além do sexo
- Freddie Mercury e Jim Hutton: história de amor além da Aids
Drake e Renato Russo
Aconteceu isso com a música falsa de Drake e The Weekend.
No início deste mês, também, alguém criou um cover de AI Lana Del Ray de Hurt, do Nine Inch Nails, cantado no estilo de Johnny Cash, com resultados espantosos.
Aqui no Brasil, a família de Renato Russo se mostrou contrária à versão de “Batom de Cereja” cantada por IA pelo falecido líder da Legião Urbana.
O que diz o Queen?
O guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor, detém parte dos direitos autorais do Queen.
Até o fechamento desta matéria, eles não tinham se pronunciaram nas redes sociais sobre o cover por IA de Freddie Mercury cantando Yesterday.
Enquanto isso, ouça a versão e diga o que achou: