Olha o que a sua doação de imposto de renda é capaz de fazer! A Abrace, associação que cuida de crianças com câncer em Brasília, conseguiu comprar um aparelho caríssimo de ressonância magnética, avaliado em R$ 9,2 milhões, justamente com os valores doados por contribuintes nas declarações de IR.
O aparelho de última geração vai ajudar no diagnóstico da doença na capital federal. (vídeo abaixo)
“Após mais de 10 anos de captação de recursos, estamos emocionados e gratos pelo significado dessa ação solidária, que envolveu empresas e parceiros comprometidos”, disse a presidente da Abrace, Maria Angela Marini, em entrevista ao Só Notícia Boa. (veja abaixo como fazer doação pelo imposto de renda)
O aparelho
O aparelho de ressonância magnética de última geração será utilizado para atender a população infanto-juvenil pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), que oferece mais de 600 vagas mensais para consultas.
Com o aparelho, será possível o atendimento mais eficiente para crianças e adolescentes, segundo a Abrace, Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias
A ressonância magnética é um exame bastante preciso e eficiente no diagnóstico de doenças, como esclerose múltipla, tumores no cérebro e na glândula pituitária, infecções no cérebro e nas articulações, infecções na medula espinhal, lesões nos ombros, tendinite, derrame em estágio inicial, ligamentos rompidos no pulso, joelho e tornozelo.
O exame é feito por diagnóstico por imagem, que não tem radiação e permite a captação de imagens detalhadas e tridimensionais de forma não invasiva.
A direção da Abrace acredita que, com o aparelho recém adquirido, será possível ter uma melhora significativa na qualidade de vida e no acesso à saúde de jovens pacientes que dependem do SUS.
Mais de 3 mil crianças beneficiadas
O aparelho de ressonância magnética vai permitir a realização de diagnósticos precisos e não invasivos em mais de 3.600 crianças por ano.
Com ele, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) inaugura um novo marco na área da saúde infantil.
É o primeiro equipamento de ressonância magnética 1.5 Tesla com tecnologia de ponta a integrar a rede pública de saúde. Isso representa um avanço significativo no diagnóstico preciso e ágil.
Aparelho moderno
O equipamento é importante para diagnóstico e tratamento de doenças complexas, como tumores cerebrais.
Com imagens de alta resolução, o dispositivo Phillips oferece benefícios para a área de oncologia, incluindo estudo de metástases e técnicas para screening.
Outra notícia boa: a estrutura foi adaptada para crianças e jovens, e tem opções de iluminação e música personalizadas, além de várias estrelinhas no teto.
Os próprios pacientes vão poder controlar as cores do ambiente ou a música para que a experiência seja mais confortável e divertida para os pequenos!
Leia mais notícias boas:
- Dispositivo de implante cerebral dá esperança a quem tem paralisia nos membros inferiores
- Equipamento mantém coração vivo por 24 horas fora do corpo
- Trote de Bem! Crianças com câncer raspam cabelos de calouros de Medicina
Como doar pelo imposto de renda
A reportagem do Só Notícia Boa perguntou ao conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade, Adriano Marrocos, como fazer doação pelo imposto de renda e ele orientou:
“Você pode fazer agora, antes da entrega da declaração, mas apenas na opção Deduções Legais. Ao concluir sua declaração abra a ficha Doações Diretamente na Declaração”.
“Lembre-se que, nesse caso, você não está doando, mas, destinando parte do imposto devido que, ao invés de ir integralmente para a Receita Federal, terá parte destinada ao fundo escolhido”.
E fez uma recomendação: “Considerando a política do Teto de Gastos, ainda em vigor, recomendamos não indicar o Fundo Nacional, mas os fundos municipais e estaduais. Esses fundos são geridos por conselhos formados por integrantes do governo e das entidades que receberão a destinação do imposto. O programa irá gerar a guia para o pagamento”, concluiu.
Doações são importantes
Se não fossem as doações dos contribuintes com as restituições, a Abrace não conseguiria comprar o equipamento e isso aumenta a responsabilidade da entidade.
“A responsabilidade diante do compromisso assumido com doadores e a sociedade civil, que oferecem todo apoio a Abrace há 37 anos, nos fortalece na prática das ações de assistência social às famílias de crianças e adolescentes com câncer e hemopatias”, disse Maria Angela.
Se você não sabe o que fazer com a quantia que sobrar do Imposto de Renda, que tal doar para o Abrace? Para saber como doar e se cadastrar é só entrar neste link.
Veja o equipamento funcionando: