Por Vitor Guerra
Imagem de capa para Nasa descobre rio antigo em Marte e reacende polêmica de vida no planeta vermelho
As evidências de que Marte teve um rio revolto foram encontradas pelo robô da Nasa, Perseverance. - Foto: Reprodução/Perseverance/Nasa.

Uma nova descoberta da Nasa está dando o que falar no mundo científico: um rio em Marte! Os pesquisadores já tinham encontrado evidências de pequenos lagos no planeta, mas as imagens divulgadas essa semana indicam que há algo bem maior.

A Agência Espacial norte-americana, identificou fotos que podem ser de um rio volumoso e agitado no planeta vermelho.

“Isso indica um rio de alta energia que está transportando muitos detritos. Quanto mais poderoso o fluxo de água, mais facilmente é capaz de mover pedaços maiores de material”, explicou Libby Ives, pesquisadora da Nasa e operadora do robô Perseverance, em missão em Marte desde 2020

Vestígios de água

Literalmente água mole em pedra dura tanto bate até que fura! O rio que os cientistas acreditam ter encontrado em Marte faz parte de uma rede maior que fluía para a cratera Jezero.

A cratera Jezero é a região que o Perseverance está explorando desde o início de sua missão.

Pilhas de rochas com formatos curvos, indicam que foram desgastadas por água corrente. A pilha de rochas foi encontrada tem forma de leque e 250 metros de altura.

As dúvidas

Agora os cientistas querem entender as características do rio encontrado pela Nasa em Marte, seu tamanho, forma e fluidez.

Uma das dúvidas é decifrar se essas camadas encontradas foram criadas pelas margens do rio se deslocando ou se foram ilhas de sedimentos à medida que o rio corria.

Leia mais notícias boas

Vida em Marte

Os cientistas querem usar as novidades descobertas para avançar em pesquisas que digam mais sobre sinais de vida microbiana nas rochas de Marte.

Esse é um dos maiores desafios para os pesquisadores voltados a estudarem o grande Planeta Vermelho.

E não é só a superfície de Marte que está sendo estudada pelo Perseverance.

O robô é equipado com o RIMFAX, uma sonda radar para explorar a abaixo da superfície, poderá descobrir ainda mais coisas sobre o passado de Marte.

Além da sonda, o robô tem uma Mascam-Z, câmera de alta tecnologia que foi criada por uma equipe de mais de 100 pesquisadores.

Veja as imagens:

Pinhal com as camadas sedimentares visíveis indicam que um rio passou nessa região de Marte, diz a Nasa. - Foto: NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS

Pinhal com as camadas sedimentares visíveis indicam que um rio passou nessa região de Marte, diz a Nasa. – Foto: NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS

Uma vista de Skrinkle Haven e as bandas de rochas criadas pelo antigo rio de Marte, diz a Nasa - Foto: NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS

Uma vista de Skrinkle Haven e as bandas de rochas criadas pelo antigo rio de Marte, diz a Nasa – Foto: NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS

O robô Perseverance, que fez as fotos do rio antigo em Marte, é equipado com as mais altas tecnologias disponíveis da Agência.

Com informações de IFLscience.