Uma brasileira de 38 anos conseguiu engravidar naturalmente e teve trigêmeos lindos e saudáveis em Minas Gerais. O caso é considerado duplamente raro porque além de a gestação ter sido natural, a mãe está perto dos 40 anos.
Pela complexidade, o parto teve um mega acompanhamento com uma equipe multiprofissional – anestesista, ginecologistas obstetras, pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Érika da Silva Elisio deu à luz na Maternidade Odete Valadares, em Belo Horizonte e a emoção foi coletiva.
“Chorei, tremi, foi muito emocionante estar presente nesse momento”, afirmou o pai, Marcos Vinícius Nogueira de Souza,
O parto
Os trigêmeos estavam em placentas e bolsas amnióticas (estruturas que envolvem os fetos) separadas. Gustavo, Antônio e Isadora nasceram na última segunda-feira (29).
Gustavo foi o primeiro a vir ao mundo, com 1,774 quilo, seguido por Isadora, com 1,746 quilos e Antônio, com 1,974 quilo.
“Os bebês foram encaminhados à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), por se tratarem de bebês prematuros. Mas deu tudo certo”, disse a médica residente Juliana de Oliveira Loura.
No hospital, cada detalhe foi monitorado pela equipe.
“Como é uma gravidez de alto risco, é necessário maior monitorização, com exames de ultrassonografia mais frequentes, assim como consultas de pré-natal mais próximas, especialmente após 20 semanas de gestação, devido ao aumento do risco de morbidade materna e morbidade e mortalidade perinatal”, disse a ginecologista obstetra e especialista em medicina fetal da equipe de alto risco Júlia Castro Damásio Ferreira
“No entanto, de forma geral, correu tudo tranquilamente com a Érika e os bebês. Ela seguiu todas as nossas orientações e não tivemos grandes intercorrências”, afirmou a médica.
Leia mais notícia boa
- Enfermeira adota mãe de 14 anos e os filhos trigêmeos prematuros
- Caso raro: aos 46 anos, mulher tem trigêmeos idênticos!
- Gêmeas casadas com gêmeos idênticos mostram seus bebês. Com quem eles se parecem?
A surpresa
A mãe contou que, depois da surpresa sobre a gravidez de trigêmeos, o marido não conseguia parar de rir.
“Foi um susto muito grande quando descobrimos. Fiquei muito ansiosa, pensando no espaço que temos em casa e na nossa situação, já que somos autônomos. Meu marido teve uma crise de riso. Porém, com o tempo e muito apoio familiar, o amor transbordou”, disse Érika.
Érika já era mãe de João Lucas, de 12 anos antes dos trigêmeos.
“Como já passei pela experiência de ter um bebê, sei que não será fácil, mas o amor é tão grande que compensa todas as dificuldades que possamos passar”, disse.
Saúde e alegria para essa grande família!