Veterano de guerra, com demência, revive lembranças ao vestir uniforme e andar de ambulância. VÍDEO

-
Por Renata Dias
Imagem de capa para Veterano de guerra, com demência, revive lembranças ao vestir uniforme e andar de ambulância. VÍDEO
O veterano está com 98 anos e sofre com demência. A surpresa trouxe o sorriso dele novamente. - Foto: reprodução YouTube

Veterano da Segunda Guerra Mundial, de 98 anos, com demência, emocionou profissionais de saúde ao reviver memórias que pareciam esquecidas. Vestindo o antigo uniforme militar, ele andou numa ambulância retrô como se o tempo não tivesse passado. Quanta emoção. Veja o vídeo!

O médico britânico Albert Gibbs por cerca de 25 anos fez atendimentos em ambulâncias em Londres. “Eu usava o mesmo uniforme e o mesmo chapéu”, reagiu.

Na semana passada, o médico aposentado foi visitado por dois paramédicos em uma ambulância da década de 1960, vestindo uniformes cinza semelhantes ao utilizado por ele na década de 1940.

Surpresa

A visita foi organizada por familiares de Gibbs. Os paramédicos estiveram na casa de repouso em Essex onde mora o bisavô para que pudesse reviver os dias como médico.

Os paramédicos Craig Henty e Terence Thomson chegaram em uma ambulância Morris Wadhams original de 1967.

Os profissionais capricharam: vestiam uniformes de época, que instantaneamente levou Gibbs de volta aos velhos tempos, quando ele morava no leste de Londres.

Lembranças de volta

Os profissionais o cumprimentaram seguindo todos os protocolos militares.

“Eu reconheço seu distintivo. É do setor nordeste, onde eu trabalhava. Eu trabalhava em Ilford, mas às vezes também trabalhava em Romford”, afirmou o veterano bastante emocionado.

Gibbs relembrou alguns momentos importantes da carreira médica.

“Fiz o parto de cinco bebês e salvei uma pessoa que caiu debaixo de um trem”, ressaltou o homem.

Elaine Dettmar, filha de Gibbs, que organizou a visita, estava satisfeita com a reação do veterano.

“Essa foi uma grande parte da vida do meu pai – foi comovente ajudá-lo a revivê-la”, afirmou. “Conforme ele falava e se envolvia, mais memórias surgiam.”

Leia mais notícias boas

Trabalho de pesquisa

Antes de visitar, Craig e Terence pesquisaram os arquivos do tempo de Albert no Serviço por meio de sua Coleção Histórica e rastrearam cartas de agradecimento de pacientes que Albert cuidou e fotos também.

A enfermeira-chefe da Elizabeth House Care Home, Tracy McGuinness, disse que muitos pacientes com demência podem se beneficiar de imagens e situações sensoriais que estimulam o cérebro e desencadear memórias de suas vidas – o que mantém o cérebro envolvido e pode reduzir o declínio cognitivo.

As fotos incluíam imagens de umas férias de trabalho que Albert organizou para a Espanha.

“Eu tinha um clube de férias que as pessoas chamavam de ‘Gibbs Tours’, e certa vez organizei um fim de semana em Benidorm e consegui 43 pessoas para ir incluindo funcionários de ambulâncias, enfermeiras, médicos e suas famílias”, disse o veterano.

Gibbs confessou um lado brincalhão.

“Eu me diverti muito e dei muitas risadas no serviço, especialmente quando toquei a campainha da ambulância na balsa de Woolwich”, relembrou.

História de vida

Gibbs se formou médico em 1965 e ingressou nos atendimentos com ambulâncias, em Londres, somando quase 1.000 veículos e 2.500 funcionários.

O serviço é conhecido ‘London Ambulance Service’.

“Seu maneirismo e familiaridade com o veículo são clássicos de quem trabalha em ambulância. Ele até descansou os pés no trilho à sua frente e é exatamente isso que uma equipe de ambulância faria”, disse o paramédico.

O veterano se emocionou ao lembrar da profissão dele  - Foto: reprodução YouTube

O veterano se emocionou ao lembrar da profissão dele – Foto: reprodução YouTube

Com informações do Good News Network