O governo vai ajudar brasileiros que têm dívida de até R$ 5 mil a renegociar e limpar o nome. O programa Desenrola foi anunciado nesta segunda, 5, em Brasília.
Inicialmente, o programa será para quem recebe até dois salários mínimos por mês. Pelo menos 30 milhões de pessoas serão beneficiadas.
O Programa Desenrola será lançado por meio de medida provisória (MP), publicada até sábado. O governo quer editar o texto o mais breve o possível para permitir a entrada em vigor do programa em julho.
Garantia para empresas
A B3, a bolsa de valores brasileira, trabalha no sistema informático para os credores aderirem às renegociações.
O programa envolve uma série negociações com empresas credoras, algumas privadas, para que integrem a proposta e ofereçam descontos em troca liquidez, uma vez que a garantia vem do Tesouro Nacional.
Em troca de participar da negociação, a empresa credora terá garantia do Tesouro Nacional, caso o devedor não consiga honrar os compromissos.
Leia mais notícia boa
- Dívidas? Mutirão para renegociar começa nesta quarta, 1º de março
- Veja como denunciar abuso no preço dos combustíveis pela internet. Mutirão
- Começa mutirão nacional para dar documentos a brasileiros vulneráveis
Como vai funcionar
A proposta é que o programa funcione como um leilão: o credor ofereça o máximo de desconto e, como estímulo, tem apoio do Tesouro Nacional.
O esforço é para que instituições bancárias oficiais, como o Banco do Brasil, participem do programa, assim como as privadas também.
O Ministério da Fazenda informou que o fato de o Tesouro Nacional cobrir possíveis calotes incentiva os credores para que ofereçam o máximo de desconto possível aos devedores.
Com informações da Agência Brasil