Você pode ter direito a reembolso de tarifas pagas para bancos em sua conta corrente, sabia? Pela resolução 3.919 do Banco Central (Bacen), todo banco deve oferecer um pacote de serviços essenciais gratuitos. Se isso não ocorrer, o cliente pode pedir o valor pago de volta.
A orientadora financeira Nathália Rodrigues, a Nath Finanças, bombou no Twitter, na última semana, ao explicar como clientes fazem para reaver as tarifas pagas de maneira ilegal aos bancos.
A publicação já passou de 14 milhões de visualizações, e nos comentários milhares de internautas disseram que conseguiram de volta quantias que nem sabiam que tinham direito. Veja a seguir como conseguir!
Serviços gratuitos
Ao abrir uma conta corrente na maioria dos bancos, eles costumam cobrar tarifas de manutenção da conta.
Mas você sabia que as instituições financeiras devem fornecer pacotes gratuitos? Pois é, a Nath Finanças explicou tudo no Twitter e causou uma corrida geral de clientes tentando conseguir quantias de volta.
A resolução 3.919 do Bacen diz que a conta gratuita deve ter:
- Fornecimento de cartão com função de débito e segunda via;
- Fornecimento de dez folhas de cheques por mês;
- Realização de até quatro saques por mês;
- Fornecimento de até dois extratos por mês;
- Consultas via internet sem limite;
- Duas transferências (TED) entre contas da mesma instituição por mês;
- Compensação de cheques;
- Fornecimento de extrato consolidado, detalhando, mês a mês, as tarifas cobradas no ano anterior.
Se você tem uma conta e pagou tarifas por algum desses serviços, veja como conseguir a restituição dos valores.
Pacote gratuito
A administradora explicou o passo a passo para pedir o reembolso, sendo super tranquilo para conseguir.
Para usuários do Banco do Brasil, é necessário entrar no aplicativo da instituição, ir em Menu, Conta Corrente, Seu Pacote, Cancelar Pacote Atual. Depois disso, a sua conta já é substituída automaticamente pelo pacote gratuito.
Clientes do Itaú também podem fazer o procedimento pelo aplicativo. É só clicar em Ajuda, Tarifas, Como consulto meu pacote de serviços, Consultar pacote pelo Chat, Escolha o Pacote de Serviços Essenciais.
Para outras instituições, Nath afirmou que: “Os outros bancos você pode solicitar pelo chat ou ligando”.
A orientadora de financeira disse ainda que caso o banco se recuse a realizar a troca, é necessário informar que será formalizada a denúncia no Bacen.
Leia mais notícia boa
- BC anuncia novidades no Pix para aumentar segurança. Veja o que muda!
- Banco digital vai devolver PIX a cliente que mandou para conta errada
- Pix inteligente: Real Digital, a nova moeda virtual brasileira no mundo
E o reembolso?
Se a instituição financeira nunca tiver te oferecido o pacote, é possível pedir reembolso das tarifas pagas.
O procedimento é prático: basta contactar o banco. Depois, informar ao atendente que não tinha conhecimento, ou nunca lhe foi oferecido, o pacote gratuito de serviços.
Realizadas estas etapas, o cliente pode solicitar o reembolso de de tarifas que você pagou sem necessidade para os bancos, no mínimo, 6 últimos meses.
Reclamação no Bacen
O sucesso da publicação foi tanto que, segundo internautas, os bancos começaram a dificultar o reembolso.
Nath Finanças resolveu então ensinar seus seguidores a registrar uma reclamação no Banco Central.
Para isso, é necessário acessar o site do Bacen e clicar em “registrar uma reclamação”.
A influencer também explicou que outra estratégia é registrar uma chamada no site de denúncias, consumidor.gov.
Clientes comemoram
Em resposta ao post, a administradora recebeu diversos comentários de seguidores comemorando que conseguiram o reembolso.
“Meu Deus, obrigado @nathfinancas, recebi reembolso de R$ 200 em taxas que o Itaú tinha me cobrado indevidamente”, disse Francisco Neto.
Outro seguidor da administradora comemorou que conseguiu mais de R$ 500 reais de volta.
“Quinhentos e setenta e três reais que eu consegui de reembolso. Apenas consigo te agradecer, @nathfinanças”, disse Bruno.