Empatia e solidariedade. Um psiquiatra e amigos dele vão pagar faculdade para jovens Cidade de Deus, comunidade que fica no Rio de Janeiro. Olha que iniciativa linda.
O médico psiquiatra Ervin Cotrik se uniu à ONG (organização não governamental) Nóiz e buscou apoio de amigos e empresários para ajudar estudantes que querem fazer curso superior. Ele também faz atendimentos psiquiátricos gratuitos para famílias necessitadas.
“Eu precisava fazer mais por essas pessoas, devolver em forma de agradecimento todo conhecimento que pude adquirir ao longo da minha vida”, disse Ervin em entrevista ao Só Notícia Boa.
Atendimento psiquiátrico gratuito
Ervin Cotrik conheceu o trabalho social feito na Cidade de Deus pelo amigo André Melo, fundador da Nóiz, e dali para frente passaram a desenvolver vários projetos juntos.
Primeiro ele começou trabalhando como voluntário Cidade de Deus com atendimento humanizado e gratuito, e consultas sociais para as famílias no projeto “Dias de Saúde”.
Depois veio a ideia de dar acesso à educação universitária.
O médico correu atrás de amigos e empresários para financiar o projeto de pré-vestibular social, um espaço em que os alunos passam o sábado inteiro estudando e se preparando para disputar uma vaga no ensino superior.
E agora também vai pagar a faculdade dos que não conseguiram passar em universidades públicas.
“É uma oportunidade de colocarmos mais alunos nas universidades. O foco é a pública, mas para aqueles que não passaram, essa ajuda será fundamental”, conta André Melo.
A contrapartida
A contrapartida dos estudantes é que não faltem às aulas sem justificativa e não percam as matérias da faculdade por falta de dedicação ou empenho.
O projeto recebeu o nome de “Futuro pela Educação”.
“É um primeiro passo e espero a cada ano trazer mais pessoas para participar dessa transformação social”, disse Ervin.
Leia mais notícia boa
- Alunas da Cidade de Deus são aprovadas em 3 universidades federais
- Faxineira da Cidade de Deus, aos 51, passa em universidade pública e realiza sonho
- Davi, modelo da Cidade de Deus reproduz famosa foto de menina afegã
Cidade de Deus
A comunidade foi considerada por muitos anos uma das violentas do Rio de Janeiro. Localizada na Zona Oeste, reúne cerca de 38 mil moradores.
Ficou conhecida internacionalmente em 2002, quando foi lançado o filme “Cidade de Deus”, dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, e indicado para o Oscar.
O filme conta sobre o cotidiano na comunidade, que vem se transformando ao longo dos anos com a ajuda de entidades como o Projeto Nóiz, que leva educação e cultura para o bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro.