Passou dos 50 anos, procura um emprego e não sabe como encontrar? Especialistas ensinam como usar a experiência a seu favor e o que você precisa fazer para conseguir a vaga.
Pelos dados do Censo 2022, a população envelhece e, naturalmente, a mão de obra também. A previsão é que, em 2060, os brasileiros com mais de 40 anos serão mais da metade (54,4%) dos trabalhadores em atividade no país.
Porém, se há desafios para o país e os empresários, os trabalhadores também têm de se preparar para enfrentar o mercado de trabalho. A missão número 1 é: manter-se atualizado, ciente das novas tecnologias.
Aproveitar sua experiência
Especialistas afirmam que o trabalhador maduro deve usar a experiência adquirida, ao longo dos anos, a favor dele e não contra.
Na prática significa recordar do que foi positivo e transformar o negativo em conhecimento e sabedoria. Nada de lamúrias nem tristezas.
Dicas dos profissionais
Os desafios existem para quem passou dos 50 e busca recolocação, mas, de acordo com os especialistas, é importante estar atendo a esses pontos específicos:
- Use seu conhecimento em benefício próprio. Anos de experiência são sempre bem-vindos. Use o que aprendeu ao longo da vida para aplicar no novo emprego [e mostre isso na entrevista].
- Mostre que é mão de obra qualificada. A capacidade de reinvenção da carreira e as soft skills (habilidades sociais) não serão facilmente replicáveis pela inteligência artificial. [Então aproveite o que sabe].
- Novas tecnologias não são um bicho-papão, veja como aliadas, não como adversária. Enfrente as dificuldades, faça cursos e busque aprender. [Está cheio de cursos online]
- Atualize-se sempre na sua área. Independentemente das novas tecnologias, o profissional não pode ficar parado nem aguardar que o conhecimento caia do céu. [procure atualizações onlie]
- Vença o etarismo. Algumas empresas ainda associam a maior idade à falta de produtividade ou resistência à tecnologia, o que é um equívoco. É importante vencer estereótipos.[mostre interesse em aprender]
Leia mais notícia boa
- Atrizes entre 50 e 60 anos posam contra etarismo. Beleza não tem idade
- Caco Ciocler e Luciana Braga usam a internet para combater etarismo
- Universitária discriminada por ter 45 anos ganha bolsa e vai estudar no Reino Unido
Mudança de mentalidade nas empresas
Com o envelhecimento da população, as empresas precisarão contratar profissionais mais maduros e é importante que se preparem para atender às exigências do mercado de trabalho.
É preciso também vencer preconceitos, tanto os que carregam como os que existem contra estes profissionais mais vividos.
Vale lembrar que a experiência de um profissional é um verdadeiro atalho para alcançar mais rápido objetivos e produtividade.
Com informações do jornal O Extra.