Homem acorda do coma minutos antes dos aparelhos serem desligados
Um jovem, de 28 anos, entrou em coma após levar um soco de um desconhecido, no meio da rua, que brigava com outras pessoas. Mas algo inacreditável ocorreu: depois de ser declarado com morte cerebral, ele recuperou a consciência e surpreendeu a todos.
No momento em que família e equipe discutiam sobre a doação de órgãos, pouco antes dos aparelhos serem desligados, homem acordou do coma e deixou todos surpreendidos. O fato aconteceu no Reino Unido.
Apesar do milagre, o atleta James Howard-Jones, de 28 anos, segue hospitalizado e recuperando porque precisa de cuidados especiais. Precisa de ajuda para e levantar da cama, ir ao banheiro e não consegue ficar muito tempo na cadeira de rodas.
O milagre
Neil Howard-Jones, pai de James, se lembra das palavras dos médicos sobre a falta de chances de vida do filho. “Os médicos que trataram de James nos disseram que ele estava com morte cerebral e a coisa mais gentil que poderíamos fazer era deixá-lo morrer.”
A família decidiu então adiar, por uma semana, a decisão para que jovem pudesse despedir dos parentes e amigos. “O estresse disso foi enorme”, lembrou o pai.
Foi aí que o milagre ocorreu. Pouco antes dos aparelhos serem desligados, homem acorda do coma.
“Incrivelmente, apesar do que os especialistas nos disseram, James recuperou a consciência. Inicialmente, ele só conseguia fazer contato visual e não conseguia se mover ou falar.”
A recuperação é um longo processo
James sofre de lesões cerebrais e limitações físicas. Gradualmente, James se recupera. Ele foi transferido para um centro de reabilitação. Mas volta e meia retorna ao hospital por causa das convulsões.
“Não temos ilusões de que o dano cerebral de James é de longo prazo e exigirá um nível de cuidado pelo resto de sua vida”, afirmou o pai Neil Howard-Jones. “O futuro de meu filho parece bastante sombrio.”
Leia mais notícia boa:
- Vasco faz festa para o menino Gui, que acordou após 16 dias de coma, e vídeo viraliza
- Vovó acorda do coma após 1 ano e 2 meses. Familiares e médicos comemoram
- Mãe que se recusou a interromper gravidez vê milagre da filha andando pela 1ª vez
A surra e a vida de ponta cabeça
Há um ano e meio, a vida de James mudou completamente. Depois de acompanhar uma disputa de boxe com amigos, um desconhecido o atacou violentamente, a tal ponto de deixa-lo inconsciente e levado para o hospital onde permanece.
Em abril do ano passado, James levou um soco de Ben Davies, de 24 anos, em uma rua de Cheltenham, no distrito de Gloucestershire, no Reino Unido.
O ataque ocorreu depois que James e os amigos foram a um bar para assistir à luta de boxe pela televisão entre Tyson Fury e Dillian Whyte – Fury venceu com um nocaute.
Davies atingiu James, que caiu e bateu com a cabeça, sofrendo o ferimento e mudou a vida dele. O agressor estava em meio a uma briga com outras pessoas e James foi atacado ao acaso.
Na primeira audiência do caso, o juiz Martin Picton disse a Davies que ele havia acabado com a vida de James.
“Você destruiu a vida e as esperanças do Sr. Howard-Jones – um jovem no auge da vida com tudo pelo que viver”, afirmou o magistrado.
Em seguida, o juiz acrescentou: “Ao mesmo tempo, você quebrou os corações de sua família e amigos. O dano que você causou é devastador e vitalício para todos os afetados por seu ato criminoso”.
Com informações do The Mirror