As meninas da ginástica rítmica conquistaram algo inédito e fizeram história. Pela primeira vez, o Brasil conquistou numa etapa mundial do Cluj-Napoca da Word Challenge Cup quatro medalhas. A competição na Romênia foi encerrada em clima de festa pelas brasileiras.
Somente neste domingo (16) foram três medalhas nesta etapa mundial: ouro no conjunto misto, prata no simples e bronze na final individual de fita, com Bárbara Domingos. As três se somam ao bronze no conjunto geral, conquistada na véspera.
A treinadora do conjunto, Camila Ferezin, chorou muito durante a execução do Hino Nacional, na cerimônia de premiação. “Fiquei muito feliz porque essa série estava entalada. Vínhamos cometendo erros na execução.”
Trabalho duro
As ginastas brasileiras trabalham duro para a conquista das medalhas.
Costumam acertar os exercícios e as execuções nos treinos, mas na hora da competição o emocional, por vezes, pesa e desequilibra, como contou a treinadora.
“A gente vinha trabalhando muito essa série nos treinos, conseguindo execuções cravadas. Mas na hora de competir é mais complicado porque tem a parte emocional”, ressaltou Camila.
Sem conter a emoção, a treinadora era pura felicidade. “Felizmente, elas conseguiram ter a cabeça fria e a execução veio perfeita, certinha, do jeito que sabíamos que elas eram capazes de fazer”, disse.
Para a treinadora, o Brasil precisa saber da potência que tem nos mais variados esportes.
“É importante o brasileiro saber que tem um esporte em que estamos competindo muito bem, fazendo bonito. Evoluímos muito.”
Leia mais notícia boa
- Brasil conquista bronze no mundial de ginástica rítmica; Veja
- Dias de jogo da Seleção Feminina serão ponto facultativo no Brasil: histórico!
- Brasiliense ganha mundial de muay thai e traz título histórico para o Brasil
Destaques
Na GR individual, Bárbara Domingos voltou a subir ao pódio na fita, aparelho em que está se destacando internacionalmente, com um bronze.
Na final da bola, a capixaba Geovanna Santos, com uma performance exemplar ficou muito perto da medalha, obtendo a quarta colocação.
A treinadora de Bárbara, Márcia Neves, comemorou muito o resultado da ginasta.
“É a terceira etapa em que a Babi consegue medalha. Isso fortalece muito a nossa confiança. Agora é celebrar e já pensar na etapa de Milão da Copa do Mundo, que será no próximo fim de semana. Acho que estamos no caminho certo”, disse Camila.
A equipe
A equipe brasileira é formada pelas ginastas: Bárbara Galvão, Deborah Medrado, Duda Arakaki, Nicole Pírcio, Sofia Madeira, Victória Borges.
Camila Ferezin é a treinadora e tem como assistente Bruna Rosa.
Nas apresentações individuais que levaram medalhas as ginastas Bárbara Domingos e Geovanna Santos com as treinadoras Márcia Naves e Gizela Batista.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou as meninas no Twitter, lembrando que o Brasil faz história na ginástica rítmica com a conquista das medalhas.
Nós, do Só Notícia Boa, deixamos aqui os nossos parabéns e mil elogios!
Assista à apresentação das nossas meninas:
Parabéns para o time do Brasil de Ginástica Rítmica pela bela apresentação e o 1º lugar na Copa do Mundo https://t.co/HMIS22pjR8
— Lula (@LulaOficial) July 16, 2023