Só Notícia Boa
Comercial
Nigerianos resgatados no leme de navio pedem refúgio ao Brasil
18 de julho de 2023
- Rinaldo de Oliveira
Dois, dos quatro nigerianos resgatados do leme de um navio no ES, pedem refúgio e querem ficar no Brasil - Foto: reprodução / TV Globo
Dois, dos quatro nigerianos resgatados do leme de um navio no ES, pedem refúgio e querem ficar no Brasil - Foto: reprodução / TV Globo

Dois, dos quatro nigerianos resgatados no leme de um navio cargueiro, pediram refúgio ao Brasil. Os dois homem deixaram o hotel em que estavam alojados e, agora, estão por conta própria aqui no país.

A Polícia Federal (PF) flagrou a situação na última semana, quando um navio chegava ao Porto de Vitória, no Espírito Santo, após uma jornada de 14 dias a bordo, escondidos no leme da embarcação.

O espaço em que se abrigaram tinha apenas 3 metros de largura. (vídeo abaixo)

Comercial

“Todo mundo com medo”

Após o resgate, os quatro imigrantes ficaram sob responsabilidade da seguradora do navio.

Dois deles optaram por retornar à Nigéria com as despesas pagas pela seguradora, enquanto Roman e Matthew, os outros dois nigerianos, passaram um tempo em um abrigo na região de Serra, na Grande Vitória, antes de seguirem para São Paulo, onde serão acolhidos por uma missão da Igreja Católica.

‘Você fica com medo porque a água é forte e o barulho do motor… Você só pede a Deus para te proteger, você não pensa em mais nada. Era um lugar perigoso e arriscado, todo mundo estava com medo. Temos sorte de estar bem’, contou Roman.

Achavam que iam para a Europa

Os quatro nigerianos subiram no leme da embarcação achando que estavam indo para a Europa.

“Quando eles me disseram que era o Brasil, eu fiquei tão feliz! Eu não sabia onde eu estava, finalmente vi uma equipe de resgate. Eu estava orando e pedindo por comida e água por 5 dias”, relatou Roman ao Fantástico.

A situação vivida pelos imigrantes destaca o drama enfrentado na Nigéria, país com altos índices de pobreza, desemprego e caos humanitário.

A violência e o grupo terrorista Boko Haram também contribuem para a vulnerabilidade da população. Somente este ano, o Brasil já recebeu 230 solicitações de refúgio de nigerianos.

De volta à Nigéria

A Defensoria Pública da União realizou a solicitação de refúgio para os dois, que terão os mesmos direitos que os brasileiros.

Os outros dois devem ser levados de volta à Nigéria em até 25 dias, contados a partir da data do resgate.

Leia mais notícia boa

O vídeo

Segundo a PF, o navio Ken Wave, de bandeira da Libéria, partiu de Lagos, na Nigéria, em 27 de junho e chegou ao litoral brasileiro nesta segunda, totalizando 13 dias de viagens pelo Oceano Atlântico.

Imagens gravadas pelos agentes da Polícia Federal mostram o momento em que eles se aproximam da estrutura externa da embarcação, ainda navegando pelo mar de Vitória, capital do Espírito Santo.

O lugar precário onde viajaram, no leme do navio, fez com que os migrantes passassem frio, fome e sede.

Acredita-se que eles faziam uma espécie de revezamento no espaço e um deles precisava ficar do lado de fora, com o perigo de cair na água.

Confira o momento do resgate:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by AFRICANIZE ✊ (@africanizeoficial)

Com informações de OGlobo e Fantástico

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial