Prédio onde Renato Russo viveu vira patrimônio cultural; Vídeo
O prédio onde viveu o roqueiro Renato Russo, da Legião Urbana, virou patrimônio cultural do Rio de Janeiro. O local ficou famoso ao estampar a capa do álbum solo do músico o Stonewall Celebration.
Ele morou no prédio de 1990 e 1996. Agora na Rua Nascimento Silva, em Ipanema, está a placa de “Patrimônio Cultural Carioca”. Uma cerimônia marcou o reconhecimento com direito à presença do filho do artista.
Na inscrição azul está o registro que Renato Manfredini Junior, Renato Russo, morou no prédio, e foi um “grande compositor e letrista”.
Patrimônio cultural
O trabalho de identificação de um patrimônio cultural da cidade é realizado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, que garante a identificação de bens e locais ligados à cultura e à identidade do município.
A presidente do IRPH, Laura di Blasi, disse que o reconhecimento como patrimônio cultural da cidade impõe a divulgação e proteção destes bens.
A placa alusiva ao Renato Russo está no Circuito da Música e visa homenagear importantes compositores da música popular brasileira.
O evento de instalação da placa contou com as participações do filho do artista, Giuliano Manfredini, além do subprefeito Flávio Valle e do secretário Renan Ferreirinha.
“A gente quer que os nossos alunos visitem o lugar onde Renato Russo morou, se interessem por sua história e conheçam o legado imenso que ele deixou para a música brasileira”, afirmou Flávio Valle.
Em seguida, Flávio que é fã de Renato Russo reconheceu o legado deixado por ele.
“[Renato Russo] faz parte da história e do imaginário carioca. O Rio e o bairro de Ipanema foram escolhidos pelo artista como moradia e lá ele compôs pelo menos cinco álbuns, entre eles o seu primeiro disco solo, The Stonewall Celebration Concert.”
Leia mais notícia boa
- Ex-baterista do Legião Urbana compartilha manuscrito de Renato Russo em papel de pão
- Renato Russo: frases que marcaram o poeta do rock
- Rita Lee: Roberto de Carvalho quer usar IA para lançamentos póstumos
Homenagem em frente ao prédio
No dia da cerimônia as estudantes Alice Rachel, de 14 anos, e Bia Borges, de 17, cantaram e tocaram em frente ao prédio a música “Será”, eternizada pelo Legião Urbana na voz de Renato Russo.
“As letras do Renato são bem profundas e muito legais. Estou começando a conhecer e gostar das músicas dele”, disse Alice.
Alice estuda na Escola Municipal Alexandre Farah, em Ricardo de Albuquerque, Zona Norte, do Rio, e foi semifinalista do programa The Voice Kids da TV Globo deste ano.
Veja o vídeo em que Renato Russo aparece em frente ao prédio que estampa a capa do álbum Stonewall Celebration: