Com bom senso e agilidade, uma funcionária dos Correios se torna heroína e salva uma idosa de um golpe. A senhora recebeu insistentes telefonemas de uma determinada pessoa informando que ela teria de fazer saques no valor total de US$ 3 mil (aproximadamente R$ 15 mil) para realizar um depósito em outra conta bancária.
Nervosa, a idosa pediu ajuda à Najma Mohammed, funcionária dos Correios de Padley, na Escócia. Atenta às instruções de quem se passava por funcionário do banco da idosa, Najma conduziu a conversa de tal maneira que a senhora se salvou do golpe.
Assim como no Brasil, golpistas que focam em idosos para trapaceá-los e tirar dinheiro deles existem em vários países. A polícia da Escócia faz alertas constantes, mas infelizmente os golpistas inovam os métodos e os idosos seguem vulneráveis.
O acontecimento
Atordoada com a insistência do “funcionário do banco”, a idosa entrou numa loja Premier na Broomlands Street, em Pailey, onde há um balcão dos Correios, foi quando pediu ajuda.
Najma que trabalha no balcão dos Correios da loja notou que a aposentada, que era uma cliente regular, agia de forma estranha e parecia “visivelmente abalada”.
Preocupada, a funcionária dos Correios quis saber o que se passava com a idosa. Foi quando a idosa disse que foi informada que precisaria desembolsar uma pequena fortuna porque havia uma “atividade irregular” na conta dela.
Najma aconselhou a cliente a ligar para o banco para verificar se realmente havia a tal movimentação e se houve contato por parte da instituição. Mal sabia mas salvou a idosa.
O banco confirmou, o que Najma desconfiava: o telefonema não partiu da Instituição e não havia movimentação irregular.
Leia mais notícia boa:
- App ajuda a vencer golpistas e operadores de telemarketing pelo cansaço
- Desenrola Brasil: veja como se proteger de golpes dos criminosos
- Dia da Internet Segura: 3 cuidados para evitar golpes na compra online
Alerta
Imediatamente, a funcionária heroína entrou em contato com a polícia.
A exemplo do Brasil, a polícia da Escócia alertou que é preciso ter cuidado:
- Jamais transmitir dados pessoais
- Evitar fornecer informações sigilosas
- Impedir que tenham acesso a dados bancários
- Informar ao banco, entrando em contato imediatamente.
Com informações do Daily Records