Golpistas estão usando CPF de brasileiros e a notícia boa é que você tem como se proteger disso. Um site do Banco Central permite consultas para ver se o seu CPF está OK (veja abaixo). Especialistas também dão uma dicas que ajudam no dia a dia para evitar aborrecimentos e transtornos.
Maurício Moura, diretor do Banco Central, explicou que o primeiro passo é ficar em alerta e desconfiar de telefonemas e estórias contadas por pessoas que procuram o cliente. Os principais golpes usam boleto falso, prêmio inexistente, sorteio grandioso e ligações de falso funcionário do banco com emergências que não procedem. Desligue o telefone e não dê prosseguimento à conversa.
Desconfie do que sai do normal, jamais revele os dados e senhas. Não acredite em informações transmitidas por WhatsApp e e-mails incomuns. Não faça pagamentos antecipados: “Se o negócio é bom demais, desconfie” e fuja dessa roubada.
Site para verificar se seu CPF está sendo usado por golpistas
Uma das principais ferramentas disponíveis é o Registrato, do Banco Central. Para acessar é preciso ter cadastro na plataforma Gov.br no nível prata ou ouro.
Como as informações são puxadas a partir de cadastros de bancos, para que você acesse esse relatório é preciso confirmar sua identidade pelo internet banking de uma das instituições credenciadas.
Cada banco possui um processo de confirmação de identidade e você pode conferir cada um deles neste link.
Caso tenha dificuldades de login, você pode pedir os relatórios no Fale Conosco do Banco Central, clicando aqui. Será necessário enviar documentos enviando os documentos, que são solicitados pea instituição conforme a sua solicitação.
Empresas de telefonia na campanha
As operadoras de telefonia celular também entraram na campanha para evitar que o CPF seja usado por golpistas.
Com um sistema próprio, as prestadoras Algar, Claro, Sercomtel, TIM e Vivo facilitaram a consulta por meio do CPF na intenção de tentar proteger ainda mais cada cliente.
Por esse sistema é possível verificar se há alguma linha “estranha” vinculada à prestadora.
De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telefonia), identificada alguma irregularidade, o usuário pode solicitar o cancelamento da linha imediatamente.
Como fazer a consulta das operadoras
A consulta pelas operadoras só inclui as linhas pré-pagas ativas para um CPF.
Linhas pós-pagas não entraram no sistema porque para adquirir o serviço, há outro tipo de averiguação de segurança, dificultando o acesso de golpistas.
Para consultar se há números desconhecidos cadastrados no CPF, é preciso acessar o cadastropre.com.br;
- Na página inicial, vá em “Consultar”
- Em seguida digite seu CPF e clique em “Consultar”
- Caso haja linha pré-paga ativa em alguma Prestadora para o CPF consultado, o resultado trará a relação desta(s) prestadora(s)
- Caso não exista celular cadastrador com seu CPF irá aparecer a mensagem “Em todo território nacional, o CPF consultado não possui linha pré-paga ativa nas prestadoras participantes”
As informações são atualizadas até 30 dias antes do dia da consulta.
Outra forma é confirmar direto com a operadora, entrando em contato com a central de atendimento e fazendo a pesquisa.
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Cancelando a linha telefônica nas operadoras
O contato das prestadoras está disponível também no site do Cadastro Pré, na aba “Contatos Prestadoras”.
Lá o usuário pode escolher clicar no link da operadora correspondente para registrar a reclamação e pedir cancelamento da linha.
O pedido de cancelamento deverá ser atendido em até 24 horas, caso a solicitação seja feita por meio de atendente. Caso seja solicitada pelo atendimento automático, o prazo aumenta um pouco, indo para 48 horas.
Veja como fugir de golpistas que usam seu CPF para aplicar golpes:
Com informações do Banco Central e do jornal Extra